• HOME Notícias
  • Ivan Ramalho é nomeado alto representante do Mercosul

    IMPRIMIR

    31.7.2012

    Pinheiro renunciou ao cargo na véspera da última cúpula do Mercosul, celebrada na cidade argentina de Mendoza

    Bandeiras do Mercosul: Ramalho completará o tempo restante do mandato de Pinheiro Guimarães, que termina no ano que vem

    Brasília - O brasileiro Ivan Ramalho foi nomeado nesta segunda-feira alto representante do Mercosul  e substituirá no cargo o também brasileiro Samuel Pinheiro Guimarães, segundo foi definido na reunião de chanceleres do bloco realizada em Brasília.

    Pinheiro renunciou ao cargo na véspera da última cúpula do Mercosul, celebrada na cidade argentina de Mendoza em 29 de junho, e seu posto estava vago desde então.

    A nomeação de Ramalho foi aprovada hoje pelos ministros das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, Brasil, Antonio Patriota, e Uruguai, Héctor Almagro. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, também participou da reunião.

    Ramalho foi vice-ministro de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior do Brasil e nesse cargo participou ativamente de diversas negociações do bloco, sobretudo relativas a iniciativas que buscam uma maior integração das cadeias produtivas dos países-membros.

    Segundo um comunicado divulgado depois da reunião ministerial, Ramalho completará o tempo restante do mandato de Pinheiro Guimarães, que termina no ano que vem.

    O encontro dos chanceleres ocorreu na véspera de uma cúpula extraordinária que será realizada amanhã em Brasília e na qual a Venezuela ingressará formalmente como novo membro do bloco.

    Fonte Internet: Exame.com, 30/07/12