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  • Receita Federal prorroga até 31 de agosto suspensão das ações de cobrança e mantém atendimento presencial para os serviços essenciais

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    31.7.2020

    Atendimentos presenciais e procedimentos administrativos são afetados pela medida

    A Receita Federal prorrogou até 31 de agosto as medidas temporárias adotadas por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19) referentes às regras para o atendimento presencial e referentes a diversos procedimentos administrativos adotados na Portaria nº 543/2020. A alteração está prevista na Portaria RFB nº 4.105/2020, publicada no Diário Oficial da União de hoje (31/7).

    Os procedimentos administrativos que permanecem suspensos até o dia 31 de agosto são:
     I - emissão eletrônica automatizada de aviso de cobrança e intimação para pagamento de tributos;
     II - notificação de lançamento da malha fiscal da pessoa física;
     III - procedimento de exclusão de contribuinte de parcelamento por inadimplência de parcelas;

    O prazo para atendimento a intimações da Malha Fiscal da Pessoa Física e apresentação de contestação a Notificações de Lançamento, também da Malha Fiscal PF, e dos despachos decisórios dos Pedidos de Restituição, Ressarcimento e Reembolso, e Declarações de Compensação ficam prorrogado até o dia 31 de agosto.

    A emissão eletrônica de despachos decisórios com análise de mérito em Pedidos de Restituição, Ressarcimento e Reembolso, e Declarações de Compensação, que estavam suspensas até a data de hoje, retomam à normalidade. Entretanto, o contribuinte não será prejudicado pois o prazo de impugnação desses atos estão suspensos até o dia 31 de agosto.

    A norma também determina que o atendimento presencial nas unidades de atendimento da Secretaria da Receita Federal (RFB) ficará restrito, até 31 de agosto de 2020, mediante agendamento prévio obrigatório, aos seguintes serviços:

    I - Regularização de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
    II - cópia de documentos relativos à Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e à Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) - beneficiário;
    III - parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis na internet;
    IV - procuração RFB; e
    V - protocolo de processos relativos aos serviços de:

    a) análise e liberação de certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional;
    b) análise e liberação de certidão de regularidade fiscal de imóvel rural;
    c) análise e liberação de certidão para averbação de obra de construção civil;
    d) retificações de pagamento; e
    e) Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

    Caso o serviço procurado não esteja entre os relacionados, o interessado deverá efetuar o atendimento por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) , na página na internet. Outros casos excepcionais serão avaliados e o chefe da unidade poderá autorizar o atendimento presencial.

    A restrição temporária do fluxo de contribuintes nas unidades de atendimento da Receita Federal visa à proteção dos contribuintes que procuram os serviços, bem como a proteção dos servidores que ali trabalham.

    Fonte Internet: Receita Federal / Ministério da Economia, 31/07/2020