• HOME Notícias
  • Secretário Roberto Fendt tem encontro com o vice-secretário de Comércio dos EUA, Don Graves, em Washington

    IMPRIMIR

    14.10.2021

    Encontro debateu temas da agenda comercial bilateral, como Fórum de CEOs e Diálogo Comercial

    O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, e o vice-secretário de Comércio norte-americano, Don Graves, se reuniram na tarde desta quarta-feira (13/10) em Washington, nos Estados Unidos. Os secretários debateram sobre a parceria estratégica dos dois países e destacaram a relevância de mecanismos como o Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos (Fórum de CEOs) e o Diálogo Comercial para aprofundar essa parceria e incentivar o comércio e o investimento mútuos.

    Além disso, Fendt ressaltou a importância, para os dois países, do processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). O secretário especial disse que é uma política fundamental no contexto da aceleração das reformas estruturais e facilitação de investimentos. Nesse contexto, o secretário especial defendeu a renovação do apoio norte-americano à candidatura brasileira ao grupo, no processo de construção de um consenso entre os membros da OCDE rumo ao lançamento formal do processo de adesão brasileira à organização. O Brasil solicitou acessão a membro pleno da OCDE em 2017.

    Mecanismos bilaterais

    O interesse estratégico do Brasil no Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos para aprofundar as relações entre governo e representantes empresariais dos dois países foi reforçado por Fendt durante a reunião. O Fórum reúne representantes de governo e de empresas dos dois países. O secretário especial destacou a Graves as discussões frutíferas, na semana passada, da Reunião Preparatória Conjunta (Joint Preparatory Meeting - JPM), passo que antecede e subsidia os debates para a próxima reunião plenária do Fórum, em fevereiro de 2022, nos Estados Unidos.

    No que diz respeito ao Diálogo Comercial, Roberto Fendt ressaltou que o Brasil valoriza o importante trabalho técnico realizado em conjunto entre os dois países. "O Diálogo continua a ser um mecanismo útil para tratar das prioridades de comércio e investimento entre o Brasil e os Estados Unidos, buscando atender às necessidades das indústrias brasileiras e americanas", disse o secretário especial. Fendt apontou que o avanço dos temas no âmbito do Diálogo Comercial e Fórum de CEOs é essencial para preparar o caminho para um acordo comercial abrangente entre o Brasil e os Estados Unidos no futuro.

    Comércio

    O secretário especial disse a Don Graves que Brasil tem interesse na renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP) dos Estados Unidos em 2021, com a manutenção do Brasil como beneficiário. O Senado norte-americano já aprovou o projeto de lei que trata da renovação do SGP e o tema agora terá de ser submetido à Câmara dos Deputados, com expectativa de renovação do programa ainda este ano.

    Fendt integra a comitiva liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que está nos Estados Unidos para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e reuniões de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20.

    Fonte Internet: Ministério da Economia, 14/10/2021