• HOME Notícias
  • Reunião Ministerial de Comércio e Investimentos do G20

    IMPRIMIR

    15.10.2021

    Foi realizada, em Sorrento (Itália), no dia 12/10, a Reunião Ministerial de Comércio e Investimentos do G20. O encontro foi presidido pelo Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Luigi Di Maio, e contou com a participação da Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala; e de Ministros e Vice-Ministros da UE, dos outros países do G20 e de países convidados. A delegação brasileira foi chefiada pelo Secretário de Assuntos Econômicos e Comércio Exterior do Itamaraty, Embaixador Sarquis J. B. Sarquis, e integrada pelo Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz. 

    As autoridades adotaram declaração conjunta estruturada em seis eixos temáticos: (i) reforma da OMC; (ii) comércio e saúde; (iii) serviços e investimentos; (iv) subsídios; (v) comércio e sustentabilidade; e (vi) micro, pequenas e médias empresas. A declaração será submetida à consideração dos líderes dos países membros, na Cúpula do G20, prevista para 30 e 31/10, em Roma.

    À margem da reunião ministerial de Sorrento, a delegação brasileira manteve encontros bilaterais com a Diretora-Geral da OMC e Ministros e Vice-Ministros de Argentina, Austrália, Índia, Japão, México, Nova Zelândia, Singapura, além da União Europeia, assim como com representantes da OCDE e do Banco Mundial. A delegação brasileira participou, ainda, de reunião informal de Ministros e Vice-Ministros dedicada à preparação para a 12ª Conferência Ministerial da OMC, que terá lugar em Genebra, de 30/11 a 03/12/2021.

    A Declaração Ministerial do G20 sobre Comércio e Investimentos pode ser acessada pelo link: https://www.esteri.it/mae/resource/doc/2021/10/g20_timm_statement.pdf 

    Fonte Internet: Ministério das Relações Exteriores, 14/10/2021