• HOME Notícias
  • Economia oferece capacitação sobre Rotulagem Ambiental Tipo I nas línguas inglesa e espanhola

    IMPRIMIR

    12.5.2022

    Desenvolvido em parceria com a Enap, o curso fará uma associação da obtenção do Selo Verde com as oportunidades que se abrirão com o acordo entre Mercosul e União Europeia e a entrada do Brasil na OCDE

    A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) - por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC) - oferecerá curso de capacitação sobre Rotulagem Ambiental Tipo I (Selo Verde) para o setor privado do Brasil e países de línguas inglesa e espanhola, na modalidade Ensino a Distância (EAD). O curso é gratuito e as inscrições estão abertas para o público em geral.

    A rotulagem ambiental baseia-se em informações apresentadas nos rótulos de embalagens para que os consumidores possam optar por adquirir produtos de menor impacto ambiental em relação aos produtos concorrentes disponíveis no mercado. O rótulo Tipo I - conhecido como Selo Verde - é voluntário e baseado nas fases do ciclo de vida do produto. Ele é concedido por terceiros, ou seja, as auditorias são feitas por certificadoras que não pertencem aos produtores, fornecedores ou órgãos governamentais. No Brasil, as certificadoras devem ser acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

    O curso de capacitação visa informar o setor privado nacional, assim como os correspondentes da América Latina, América do Norte e Caribe, sobre as vantagens advindas do uso do Selo Verde, especialmente no que diz respeito à competitividade de produtos rotulados em mercados globais, além dos benefícios percebidos na produtividade, na redução de custos de produção e na preservação da biodiversidade.

    Desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso foi elaborado em três versões: português, espanhol e inglês, todas gratuitas. A versão em português foi lançada em setembro do ano passado e está disponível na plataforma de ensino a distância da Enap - na Escola Virtual do Governo Federal. Até o momento, 1.050 pessoas já concluíram o curso. Destacam-se representantes do setor privado, academia, servidores públicos e sociedade civil

    A capacitação nas línguas espanhola e inglesa possui carga-horária de 30 horas, e também está disponível na plataforma de ensino a distância da Enap. Após a inscrição, o participante terá 30 dias para concluir o curso. Ao final, será fornecido certificado de conclusão.

    O curso é composto por quatro módulos, nos quais são apresentados uma contextualização da Rotulagem Ambiental tipo I no Brasil e no mundo, principais conceitos, usos, importância e estudos de casos de empresas brasileiras e internacionais que adotaram essa rotulagem. Adicionalmente, é proposta a criação de um Observatório da Rotulagem Ambiental tipo I no âmbito da SDIC/Sepec.

    Confira a versão em inglês  e a versão em espanhol do curso sobre Rotulagem Ambiental Tipo I.

    Fonte Internet: Ministério da Economia, 12/05/2022