• HOME Notícias
  • Reunião entre ministro Carlos Fávaro e associação de confinadores da Indonésia debate ampliação de relações comerciais entre os países

    IMPRIMIR

    30.10.2023

    País Asiático importa 600 mil cabeças de gado por ano

    Reunião entre ministro Fávaro e associação de confinadores debate ampliaçãode relações comerciais

    Na missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) à Indonésia, o ministro Carlos Fávaro tem entre os principais objetivos a ampliação da relação comercial entre os dois países. Junto com o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, e a delegação do Mapa, Fávaro se reuniu com a Associação dos Confinadores de Gado (Gapuspindo) na manhã desta segunda-feira (30/10), em Jacarta.

    Aberto em agosto deste ano pela Indonésia, o mercado de exportação de gado em pé é bastante relevante para a pecuária brasileira. O país asiático importa mais de 600 mil cabeças por ano e pretende aumentar as relações comerciais com o Brasil.

    Apesar da regulamentação em vigor que permite a exportação do gado brasileiro, a associação busca alternativas para intensificar as relações comerciais entre os empresários do setor.

    "A melhor fórmula para ampliarmos nossos negócios é deixarmos os privados ajustarem as relações comerciais. Nós, governo brasileiro e empresários brasileiros, estamos aqui com objetivo de melhorar a nossa cooperação junto ao governo indonésio", destacou o ministro.

    O presidente da Gapuspindo, Didiek Purwanto, lembrou que, além do aumento da população da Indonésia, o controle de doenças no Brasil o torna um grande exportador de carnes. A importação do gado vivo visa a recomposição do rebanho da Indonésia e o melhoramento genético.

    Atualmente, a Indonésia importa principalmente da Austrália. No entanto, o Brasil possui um rebanho de cerca de 200 milhões de cabeças com características muito similares e adaptáveis ao clima do gado da Indonésia. Também há o interesse no rebanho de gado leiteiro.

    Participaram da audiência a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (Abeg) e Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos (Abev), o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Pedrosa; o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira Pinto; o auditor fiscal federal agropecuário da Secretaria de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga; o adido agrícola em Jacarta, Bruno Breintenbach e o chefe da Divisão de Promoção da Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Bruno Leite.

    Fonte Internet: MAPA; 30/10/2023