País árabe aumentou em 17% os embarques do setor neste ano até outubro, com alta nas vendas de produtos como tâmaras e entrada do tomate em novos mercados regionais.
Por Da Redação
Amã – As exportações jordanianas de frutas e vegetais alcançaram 522 mil toneladas de janeiro até outubro, com alta de 17% sobre o mesmo período de 2023, no maior volume embarcado em cinco anos, segundo dados do Ministério da Agricultura da Jordânia publicados pela Jordan News Agency (Petra).
De acordo com a pasta, as exportações de tâmaras apresentaram um crescimento particularmente robusto, impulsionado por aumento de 190% nos embarques ao Reino Unido, destino que respondeu por 17% das exportações do produto. A expansão se alinha com a estratégia do país de explorar mercados premium.
Os tomates, setor que teve suporte estratégico do ministério, entraram em novos mercados, como Egito e Iêmen, refletindo a crescente presença na região. As conquistas fazem parte do Plano Nacional de Agricultura Sustentável, que tem entre os objetivos garantir acordos com parceiros internacionais.
Fonte Internet: Agência de Notícias Brasil-Árabe, 06/11/2024