O levantamento teve apoio do Brazilian Leather, parceria entre o CICB e a ApexBrasil
O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) organiza desde 2012 um levantamento periódico sobre os números do setor. São apurados dados como, por exemplo, o faturamento da indústria, exportações, principais segmentos compradores, investimentos, capacidade instalada e outros. O mais recente estudo foi finalizado recentemente – com coleta do ano base 2023 – e apresenta conteúdo que pode apoiar empresas em suas estratégias. O levantamento foi conduzido pelo Núcleo de Pesquisa CEI – Competitividade e Economia Internacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e teve o apoio do Brazilian Leather, uma parceria do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o incentivo às vendas de couro brasileiro no mercado internacional.
Apurou-se que há atualmente instaladas no Brasil 222 unidades produtivas de couro. As indústrias estão concentradas especialmente no Rio Grande do Sul (75 unidades produtivas), São Paulo (43), Minas Gerais (23) e Paraná (15). “Pequenas e médias empresas são a maioria dentro desse indicador: são 41,7% e 34,1% do total de plantas, respectivamente. No entanto, a participação delas na produção é inferior às grandes empresas, que são 4,0% das unidades do país”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB.
O estudo dedica um capítulo integral às questões ambientais e de sustentabilidade, que são determinantes na configuração dos números do setor. O Brasil – que ostenta a maior quantidade de certificações ambientais específicas da indústria de couros no mundo – mostra evolução e investimentos crescentes neste indicador. De acordo com a pesquisa, em 2021 78% das empresas tinham alguma certificação do gênero; agora, essa participação chega a 86,7%.
Na pauta sobre resíduos, o levantamento apontou que o controle diário de efluentes líquidos que são tratados pelos curtumes chega a 90%. Já a gestão de um programa de redução de consumo de água é assumida por 85% das empresas. Também 90% dos curtumes têm organizada a coleta seletiva de resíduos sólidos.
Há outros 70 indicadores contemplados na publicação, em questões de marketing, máquinas, origem de insumos, força de trabalho e outros, fornecendo um panorama consistente da indústria para todos os públicos. O estudo do Setor de Curtumes no Brasil pode ser acessado sem custo em www.cicb.org.br.
Destaques do estudo
Participação de cada segmento nas vendas de couros ao mercado externo:
Estofados: 42,1%
Automóveis: 36,5%
Calçados: 14,4%
Artefatos: 4,7%
EPIs: 1,2%
Vestuário: 0,2%
Outros: 1%
Participação de cada segmento nas vendas de couros ao mercado interno:
Calçados: 36,8%
Estofados: 29,0%
EPIs: 14,0%
Automóveis: 6,4%
Artefatos: 5,0%
Vestuário: 0,3%
Outros: 8,6%
Distribuição das vendas da produção pelas regiões de consumo do país
Sul: 44,4%
Sudeste: 35,5%
Nordeste: 14,2%
Centro-oeste: 5,7%
Norte: 0,7%
Alocações dos investimentos da indústria em 2024:
Novas máquinas e equipamentos: 39,7%
Sustentabilidade: 23,1%
Tecnologia de processamento químico: 6,2%
Rastreabilidade: 4,5%
TI: 3,1%
Capacitação em recursos humanos: 2,7%
Comunicação e marketing: 2,0%
Novas plantas: 0,6%
Outros: 18%
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br
Sobre o Brazilian Leather
Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Sobre o CICB
O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.
Fonte Internet: ApexBrasil, 18/11/2024