Ministro Fávaro trata sobre o fortalecimento da cooperação agrícola com ministro de Agricultura e Florestas de Angola


Na agenda, também foi realizada reunião com o ministro de Relações Exteriores. Reuniões fazem parte da missão do Mapa no país africano

Na missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Angola, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com o ministro da Agricultura e Florestas angolano, Issac Maria dos Anjos, nesta quinta-feira (5), na capital Luanda, para tratar da cooperação agrícola entre Brasil e Angola.

Durante a reunião de cúpula do G20 realizada em novembro, no Rio de Janeiro, o presidente Lula se reuniu com o presidente de Angola, João Lourenço, para estreitar os laços entre os países e a missão do Mapa dá continuidade às tratativas.

De acordo com a embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess, esta primeira reunião bilateral tem como objetivo continuar a aprofundar o relacionamento entre Brasil e Angola na área de agricultura e do agronegócio. Ela destacou que a embaixada brasileira é a única a contar com um adido agrícola em Luanda.

“As oportunidades aí estão, então nós estamos fazendo esse trabalho por todo o mundo e sabemos de alguns potenciais importantes que a Angola tem e pode atender o Brasil”, explicou Fávaro, ressaltando a busca por uma balança comercial equilibrada e uma parceria mutuamente benéfica.

Assim, além de ampliar as exportações brasileiras para Angola, uma das propostas é a aquisição de fertilizantes nitrogenados angolanos.

O ministro Isaac dos Anjos apresentou projetos agrícolas em andamento no país, como o desenvolvimento de irrigação no Canal de Cunene, além de iniciativas voltadas à produção de café, cana-de-açúcar e etanol. Ele destacou a importância de uma parceria duradoura com o Brasil no processo de modernização da agricultura angolana, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos para a população local.

Fávaro compartilhou a experiência brasileira, mencionando que, há 50 anos, o Brasil era importador líquido de alimentos, mas transformou sua agricultura por meio de tecnologia e inovação, com destaque para o papel da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele também enfatizou que o Brasil é líder na produção de biocombustíveis e está disposto a compartilhar seu conhecimento com Angola.

Também participaram da reunião, integrando a comitiva brasileira, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

AGENDA

O ministro Carlos Fávaro também se encontrou com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, durante uma visita de cortesia. Na reunião, reforçaram o compromisso de ambos os países em estreitar a cooperação no setor agrícola.

Fonte Internet: Ministério da Agricultura e Pecuária, 05/12/2024

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Redação Abece

Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *