Setor de rochas brasileiro amplia estratégias no mercado indiano com missão prospectiva desenvolvida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)
Por: Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)
O setor de rochas naturais brasileiro avança na ampliação de sua presença global após a realização da Missão Prospectiva à Índia, que ocorreu de 24 a 28 de novembro. A iniciativa, promovida pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone e desenvolvida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), buscou explorar as oportunidades e desafios no mercado indiano, considerado um dos mais promissores do mundo.
Como continuidade da missão, será apresentado no dia 30 de janeiro o Estudo de Mercado da Índia, que trará análises detalhadas sobre tendências de consumo, logística e estratégias de posicionamento para os materiais brasileiros. O país, com sua economia em crescimento acelerado e cultura consolidada no uso de pedras naturais, desponta como um destino estratégico para os materiais brasileiros.
Missão Prospectiva à Índia
Segundo o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, que esteve na missão prospectiva, os quartzitos brasileiros têm um grande diferencial no mercado indiano devido à sua alta durabilidade e estética única, características que os colocam na categoria de materiais premium. ‘No entanto, é essencial que os importadores e consumidores locais reconheçam esse valor, evitando comparações equivocadas com mármores mais baratos de outros países, como os da Turquia e Irã. Nosso trabalho, a partir do estudo de mercado e da missão prospectiva, é criar estratégias que comuniquem essa exclusividade e posicionem nossos produtos de forma competitiva em um mercado tão desafiador quanto promissor’, destacou.
Apesar do forte potencial comercial, a logística permanece um obstáculo para o aumento das exportações. “Superar essa barreira abriria caminho para aumentar as vendas e transformar a Índia em um hub de distribuição regional, com foco no consumo interno e na reexportação de produtos semiacabados (chapas). Com essas ações, podemos explorar o enorme potencial do mercado indiano e consolidar o quartzito brasileiro como uma referência no país”, acrescentou.
Quer ter acesso ao estudo completo?
A apresentação do Estudo de Mercado da Índia acontecerá no dia 30 de janeiro, quando serão reveladas as informações estratégicas sobre as oportunidades e desafios para o setor de rochas naturais brasileiro no país. As inscrições serão abertas em breve.
Após o evento, o estudo será disponibilizado – gratuitamente – para as empresas que já integram o programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone. Aquelas que ainda não fazem parte, podem se inscrever de forma 100% online e gratuita. Clique aqui: https://podio.com/webforms/26378838/1995038
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Fonte Internet: ApexBrasil, 16/12/2024