Formação é online e inclui requisitos de rotulagem, registro de produtos e acesso ao mercado para setores como agronegócio e alimentos
A plataforma de ensino a distância (EAD) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) oferece trilha de conhecimentos com 12 cursos virtuais inéditos para capacitar interessados em exportar para a Indonésia. Para obter a capacitação, basta clicar aqui.
Com aulas de cerca de 20 minutos, em modo remoto, a formação é voltada para empresários e profissionais brasileiros interessados em exportar produtos para a Indonésia, especialmente aqueles que atuam nos setores de agronegócio, alimentos e bebidas, saúde, máquinas e equipamentos.
O conteúdo dos cursos está dividido em duas partes. A primeira é uma introdução geral sobre o canal de importação da Indonésia e seu mecanismo de supervisão, exigências para ingredientes alimentares, requisitos de rotulagem, guia de registro de produtos para varejo e guia de certificação Halal. Já a segunda, aprofunda-se nas oportunidades específicas para diferentes produtos na Indonésia, como produtos aquáticos, laticínios, nozes, carne bovina, ração animal, vinho e frutas.
Desenvolvida pelo escritório da ApexBrasil em Pequim, a nova trilha de conhecimento foi exclusivamente elaborada para compor o portfólio da plataforma da ApexBrasil. O objetivo das capacitações é apresentar temas-chave do comércio exterior que contribuam de forma prática para o bom desempenho dos empresários brasileiros no mercado indonésio.
Os conteúdos são acompanhados de materiais de apoio e os temas abordados são fundamentais para o dia a dia de quem trabalha com exportações, como incoterms, taxas de câmbio, acordos de comércio e estratégias para seleção de mercados-alvo.
O Gerente-Geral do escritório da ApexBrasil em Pequim, Victor Oliveira de Queiroz percebe que o Brasil e a Indonésia, como nações tropicais, compartilham inúmeras semelhanças que criam terreno fértil para colaboração. “A crescente demanda por diversas commodities na Indonésia apresenta oportunidades significativas de exportação para os produtos agrícolas brasileiros”, percebe. Com um setor agrícola robusto, o Brasil está “bem-posicionado” para atender às necessidades da Indonésia. “Marcos recentes, como a autorização para exportação de erva-mate brasileira no ano passado e a entrada da Indonésia no BRICS este ano, destacam os laços fortalecidos entre nossas nações e o vasto potencial para futuras parcerias comerciais”, aponta.
Sobre o mercado Indonésio
A Indonésia é a maior economia e a nação mais populosa do Sudeste Asiático. Em 2023, o Brasil ocupou a 11ª posição entre os países de origem das importações indonésias, com uma participação de 2,2% no total das compras do país asiático. Em 2023, as exportações agrícolas brasileiras para a Indonésia superaram US$ 3,69 bilhões, com 74% desse valor oriundo dos setores de soja e açúcar-álcool. Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil já exportou mais de US$ 2,44 bilhões em produtos agrícolas para a Indonésia. As exportações totais brasileiras para a Indonésia alcançaram US$ 4,1 bilhões, consolidando o país como o 14º destino mais importante para os produtos brasileiros. Confira:
A Indonésia é um mercado prioritário para nove projetos setoriais da ApexBrasil, abrangendo os setores de Agronegócio (ABICAB, ABRA, ABCZ, ABPA, ABRAPA, UNEM e ÚNICA), Máquinas e Equipamentos (ABIMDE) e Saúde (ABIMO).
Por ser um país majoritariamente muçulmano, a Certificação Halal é uma condição obrigatória para a exportação de uma ampla gama de produtos, não se restringindo apenas aos alimentares. Isso pode exigir processos produtivos e logísticos específicos, com potenciais custos adicionais.
Outro ponto importante relacionado ao acesso ao mercado indonésio é o sistema de licenciamento de importação do país, que pode impactar as exportações brasileiras, especialmente no setor agrícola.
Esses e outros temas serão abordados na capacitação “Como Exportar Produtos Alimentícios para o Mercado Indonésio”.
Fonte Internet: ApexBrasil, 27/01/2025