Empresas do Projeto Halal abriram 9 novos mercados

Câmara Árabe divulga balanço do Projeto Halal, pelo qual, juntamente com a ApexBrasil, promove os produtos nacionais halal em mercados com populações muçulmanas. Já são 124 os apoiados pelo programa e o número de países alcançados vem aumentando.

Por da Redação

São Paulo – As empresas exportadoras que participam do Projeto Halal do Brasil abriram nove novos mercados no exterior, passando para 156 o número de países alcançados pela iniciativa. A informação foi divulgada nesta terça-feira (28) pela assessoria de imprensa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que leva adiante o projeto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Câmara Árabe e a ApexBrasil criaram o Projeto Halal do Brasil para apoiar empresas brasileiras, especialmente de alimentos de valor agregado, na inserção no mercado internacional de produtos halal. São considerados halal os itens produzidos segundo as exigências de islamismo e que são certificados como tal.  O programa faz desde ações de capacitação até promoção comercial no exterior.

O Halal do Brasil atualmente apoia 124 organizações. As exportações das empresas participantes somaram US$ 3,61 bilhões de janeiro a setembro de 2024, com alta de 20,48% sobre o mesmo período do ano anterior. Os principais destinos foram Arábia Saudita, China, Emirados Árabes, Japão e Kuwait. Frango, açúcar, carne bovina, café, algodão, óleo de amendoim e arroz lideraram a pauta.

“Estamos habilitando cada vez mais empresas para atuar no mercado de consumo muçulmano”, avaliou o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, no material divulgado pela instituição. “O número de empresas exportadoras subiu 80% de um ano para cá. As cerca de 50 empresas que entraram este ano também são de fora do segmento de proteínas, o carro chefe das exportações. Isso nos dá a perspectiva de diversificar as vendas com alimentos de maior valor agregado futuramente”, analisa o dirigente.

Brasil do Halal

O Brasil é o maior exportador mundial de proteínas halal e se tornou o maior fornecedor de alimentos para os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI). Apesar do destaque, a avaliação da Câmara Árabe é de que o País pode ter mais espaço nas categorias industrializadas de produtos certificados, nas quais tem pouca inserção. A entidade destaca que a pauta de exportação do Brasil com a OCI é prevalente em produtos básicos, como açúcar, grãos, frango, bovino, café e mate.

Nos últimos dois anos, o Projeto Halal do Brasil organizou a participação brasileira em missões a feiras estratégicas, como Gulfood, nos Emirados, Mihas, na Malásia, Anuga, na Alemanha, Saudi Halal Expo, na Arábia Saudita, e Food Africa, no Egito. Entre outras ações, também foram realizadas rodadas de negócios com importadores trazidos ao Brasil com recursos da ApexBrasil. A última rodada ocorreu no fim do ano passado, em São Paulo, com nove importadores do Norte da África, do Oriente Médio e do Sudeste Asiático.

Fonte Internet: Agência de Notícias Brasil-Árabe, 28/01/2025

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Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

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