Com importações em alta, calçadistas temem desova de produtos chineses

As importações de calçados pelo Brasil cresceram 47,7% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado, para mais de 5 milhões de pares, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), sendo que a principal origem foi a China, com aumento de 51,7%, para 2,55 milhões de pares.

Até a manhã desta quarta-feira (09/04), a tarifa para a China estava prevista em 104%. Ao longo do dia, porém, Trump voltou atrás e decretou uma pausa de 90 dias nas tarifas para países que não retaliaram os EUA, ao mesmo tempo em que aumentou para 125% a taxa imposta à China.

Na avaliação da Abicalçados, as tarifas sobre a China podem gerar efeitos como a busca dos norte-americanos por alternativas aos produtos chineses, abrindo espaço para itens brasileiros e dos concorrentes Vietnã e Indonésia, mas também a desova de mercadorias chinesas no mercado brasileiro, gerando concorrência desleal com as fábricas nacionais.

Em valores, as importações brasileiras de calçados somaram quase US$ 55 milhões em março, um avanço de 28,8% sobre o mesmo mês de 2024. No primeiro trimestre, a compras externas chegaram a 12,9 milhões de pares, um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O total importado equivale a US$ 142,3 milhões, um avanço de 13,4% na mesma comparação.

Fonte:ESTADÃO.COM.BR

Fonte Internet: Aduaneiras; 09/04/2025  

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Foto de Redação Abece

Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *