Novo estudo identifica 1.293 oportunidades para o Tocantins
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciou o lançamento do estudo “Oportunidades de Exportação e Investimentos – Tocantins 2025”, um levantamento detalhado que identifica setores estratégicos com potencial de crescimento no estado e aponta caminhos para ampliar a inserção do Tocantins no comércio exterior. O estudo está alinhado com a estratégia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) de diversificar a origem das exportações brasileiras; e destaca oportunidades em mercados internacionais, áreas promissoras para atração de investimentos e as vantagens competitivas locais.
Os estudos são elaborados a partir de metodologia específica desenvolvida pela ApexBrasil e são compostos por análises do panorama econômico das Unidades da Federação e informações de comércio exterior, incluindo oportunidades e setores com potencial exportador. Além disso, trazem também o panorama de investimentos e as oportunidades de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para os projetos locais. Panorama das Exportações O estudo revela que o Tocantins encerrou o ano de 2023 com US$ 3 bilhões em exportações, consolidando-se como o segundo maior exportador da região Norte e o 14º entre todos os estados brasileiros. O levantamento também traz dados sobre os destinos das exportações tocantinenses. A China foi, de longe, o principal mercado, absorvendo 61,3% de tudo o que foi exportado pelo estado em 2023. Juntas, China, Espanha, Arábia Saudita, Turquia e Tailândia responderam por 76,7% das vendas externas do Tocantins.
Oportunidades O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou para o estado do Tocantins 1.293 oportunidades tradicionais de exportação, divididas em 15 setores, definidos a partir de 24 produtos distintos em 179 mercados internacionais. Os setores com o maior número de oportunidades são: carne bovina fresca, refrigerada ou congelada (180 oportunidades); outras carnes e miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas (176); produtos hortícolas, frescos ou refrigerados (155); e matérias brutas de animais (137).
Investimentos O estudo também aponta setores estratégicos para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque para o comércio varejista, agricultura, horticultura e pecuária. Este último, além de ser um setor tradicional do estado, também figura entre os que concentram maior número de oportunidades exportadoras. Entre os principais países investidores destacam-se os Estados Unidos e nações da Europa, reconhecidos por seu papel relevante no cenário global de investimentos.
Essas informações são cruciais e trazem um conteúdo estratégico para os governos estaduais, entidades empresariais, entre outras instituições, além das empresas locais, que podem utilizar esses insumos para buscar novos negócios internacionais.
Em 2024, já foram lançados os estudos com foco em São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Maranhão e Alagoas. Agora, é a vez do Tocantins entrar nesse mapa estratégico da ApexBrasil. Acesse aqui o estudo Tocantins.
Fonte Internet: ApexBrasil, 05/05/2025