Por: Comunicação ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou o Perfil de Comércio e Investimentos (PCI): União Europeia (UE), destacando as oportunidades de negócios entre o Brasil e os 27 países que compõem o bloco econômico. Além de apresentar estudos sobre os países-foco, o PCI tem edições especiais sobre continentes ou blocos, como o Leste Europeu e o BRICS.
Comércio Brasil-EU
Em 2024, o valor do total das exportações do Brasil para a União Europeia cresceu em média 10%, alcançando US$ 48,3 bilhões. Esse desempenho posicionou o País como o 14° maior fornecedor da UE, e líder no fornecimento de café não torrado (36,3%) e farelos de soja (34,3%). Além disso, nos últimos seis anos, quase todos os grupos de produtos exportados — como café, petróleo, soja e cobre — registraram crescimento médio anual positivo.
Oportunidades
O Mapa aponta que foram identificadas 6.740 oportunidades de exportação em setores estratégicos para a União Europeia. Entre os destaques estão os setores de combustíveis minerais e lubrificantes e materiais relacionados, máquinas e equipamentos de transporte, além de produtos e artigos manufaturados.
A ApexBrasil tem 32 projetos setoriais que priorizam países da UE nos seguintes segmentos: alimentos, bebidas e agronegócios; casa e construção; economia criativa; máquinas e equipamentos; moda; multissetorial; saúde e tecnologia da informação.
Acordo Mercosul – UE
Em 6 de dezembro, foi anunciado a conclusão das negociações do Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia. O texto agora segue para o processo de aprovação da UE e dos processos de internalização pelos países e blocos. O Acordo apresenta diversas oportunidades para o agronegócio brasileiro ofertados em cotas para carnes (bovina, suína e aves), açúcar, etanol, arroz, milho, suco de laranja, mel etc. Além das cotas, o Acordo contempla reduções tarifárias para diversos produtos, em especial, oportunidades com desgravação imediata para peças para máquinas, madeira, frutas, couros e peles de bovinos, motores elétricos entre outras oportunidades.
Acesse o estudo na íntegra.
Fonte Internet: ApexBrasil, 24/03/2025