Ao lado de Lula, presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, discute oportunidades de negócios e investimentos na Ásia durante Fórum Empresarial Brasil-Japão

Fórum ocorre durante missão presidencial de Lula no Japão. Com apoio da ApexBrasil, o país busca abrir novos mercados, especialmente para o agronegócio brasileiro

O Fórum Empresarial Japão-Brasil, ocorrido nesta quarta-feira (26), em Tóquio, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e mais de 500 empresários de ambos os países. O encontro discutiu a ampliação do fluxo comercial entre Brasil e Japão, o reforço dos laços bilaterais e temas de interesse mútuo, como comércio, investimentos e cooperação tecnológica. O Japão é o 9º principal destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no território brasileiro.

Nosso comércio bilateral diminuiu nos últimos anos e esse Fórum Empresarial é a oportunidade que nós temos de reverter esse declínio. Estou seguro de que precisamos avançar com a assinatura de um acordo de parceria econômica entre Japão e Mercosul. O futuro da nossa relação também passa pelo aumento dos investimentos. Estamos fomentando a estabilidade social, econômica, jurídica, ambiental e política que consolidam o Brasil como uma excelente opção para os investidores.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Realizado pelos Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Fórum integrou a agenda da visita oficial do presidente Lula ao Japão, que tem como objetivo fortalecer as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.  A visita ocorre entre os dias 24 e 27 de março e coincide com a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

Uma das pautas do Fórum girou em torno do potencial da agenda entre os dois países, lembrando que o Brasil busca abrir novos mercados, especialmente na Ásia, tratando-se de proteína animal, carne bovina e suína.

Essa relação comercial perdeu muito espaço nos últimos 15 anos. Já tivemos um fluxo de quase US$ 20 bilhões de dólares e hoje gira em torno de US$ 10 bilhões. O presidente Lula quer, e faremos isso com os empresários que aqui vieram, trazer de volta esses bilhões, botando mais produtos brasileiros aqui e mais investimento japonês no Brasil. Vamos reconstruir essa relação comercial. A agenda de negociações aqui no Japão é muito rica, porque o Brasil precisa abrir novos mercados, especialmente quando a gente está falando do mercado de proteína animal, que tem muito espaço no Japão, mas que ainda enfrente algumas restrições à carne brasileira, em especial a carne bovina.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Um dos principais objetivos que norteiam a visita do Presidente Lula ao Japão é conquistar abertura formal para a carne bovina brasileira no mercado asiático. Lula almeja conseguir o envio de uma missão japonesa de inspeção sanitária aos frigoríficos brasileiros, o que pode acelerar a aceitação da carne bovina no mercado japonês.

Dentre as agendas da visita, além de participar do Fórum, Lula esteve reunido com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, acompanhado do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

A reunião discutiu assuntos como os investimentos japoneses no Brasil – que deverão ser puxados por altos investimentos das gigantes Honda e Toyota -; a cooperação japonesa para a produção de fertilizantes no Brasil, com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar global; e a criação de iniciativas para combustíveis sustentáveis e mobilidade, contribuindo para a expansão de biocombustíveis brasileiros no mundo. 

Expo Osaka 2025

Durante o encontro Lula destacou também a presença brasileira na Expo Osaka 2025, que começa no dia 13 de abril, no Japão.  A ApexBrasil é responsável pelo pavilhão brasileiro no evento que terá duração de seis meses e tem como objetivo promover a imagem do Brasil como um parceiro comercial confiável, ressaltando a cultura, a inovação e oportunidades de negócios no país.

“Desejo ao Japão todo êxito na realização da Exposição Universal de 2025, em Osaka, na qual a nossa ApexBrasil estará durante seis meses fazendo debates e fazendo demonstração daquilo que o Brasil é capaz de fazer”, disse o presidente Lula. “Essa feira deverá atrair bilhões de pessoas de todo o mundo e nós brasileiros estaremos lá para mostrar ao mundo uma parte do Brasil. Aproveitaremos a Expo Osaka para apresentar ao mundo um Brasil sustentável, diverso e próspero”, concluiu.

No fechamento, Lula reforçou a importância do encontro e da parceria entre Brasil e Japão. “Deixo o Japão amanhã, confiante de que estamos no rumo certo, honrando nossa história, escrevendo novos capítulos dessa longa e bem sucedida trajetória”.

Relações Brasil-Japão: potencial de retomada e crescimento

Conhecido por sua alta densidade populacional – cerca de 124 milhões de habitantes espalhados por um território de 377 mil quilômetros quadrados –, o Japão apresenta diversas oportunidades para produtos brasileiros. No final de 2024, durante missão pela Ásia, a ApexBrasil lançou, em Tóquio, o Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Japão, elaborado pela gerência de Inteligência de Mercado da ApexBrasil em parceria com a Japan External Trade Organization (Jetro – Organização de Comércio Exterior do Japão), contraparte da ApexBrasil no Japão, e a Embaixada do Brasil em Tóquio. O estudo apresenta mais de 300 oportunidades no mercado japonês, projetando US$ 63,1 bilhões em possíveis exportações de setores como alimentos e bebidas, tecnologia, energia renovável e manufatura de alto valor agregado. 

Esse estudo mostra ainda que, entre 2020 e 2024, a pauta exportadora brasileira para o Japão cresceu, em média, 7,8%, evidenciando o dinamismo e a resiliência do comércio bilateral. Quase todos os grupos de produtos apresentaram crescimento, especialmente minério de ferro, carnes de aves e café verde – principais produtos da pauta –, que representaram 43,4% das vendas brasileiras para o Japão em 2024. No total, as exportações brasileiras para o país alcançaram US$ 5,6 bilhões no ano passado, tornando o Brasil a 15ª principal origem das importações japonesas.

Acesse o estudo completo

Além dos laços comerciais, Brasil e Japão se aproximam pelos laços humanos. Atualmente, cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil, formando a maior comunidade Nikkei fora do Japão, enquanto aproximadamente 210 mil brasileiros residem no Japão, fortalecendo o intercâmbio entre as duas nações.

 Fonte Internet: ApexBrasil; 27/03/2025  

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Redação Abece

Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *