Lançamento ocorreu sábado (19), durante a abertura do Pavilhão Brasil na SIAL Paris 2024
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou no sábado (19), durante a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil na SIAL Paris 2024, a plataforma digital Buy Brazil. Trata-se de uma solução inovadora que visa conectar compradores internacionais a exportadores brasileiros, dando visibilidade a empresas brasileiras no mercado internacional e facilitando a busca dos importadores, tornando-a mais fácil e eficiente.
Em um só lugar, a plataforma Buy Brazil oferece um diretório online de exportadores, facilitando o acesso de compradores internacionais a produtos de empresas brasileiras de acordo com as especificidades do mercado externo. A ferramenta permite que os compradores pesquisem produtos por nome ou código SH (Sistema Harmonizado), tornando o processo de busca mais eficiente e dinâmico.
“Essa plataforma é uma ferramenta poderosa para conectar compradores internacionais com os melhores exportadores brasileiros, ajudando a construir parcerias de sucesso no comércio global”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, na ocasião do lançamento, em Paris.
“A Buy Brazil surgiu para atender uma necessidade de compradores internacionais identificada pelos escritórios da ApexBrasil no exterior. Em um primeiro momento, estão sendo aceitas empresas do setor de alimentos e bebidas que já participaram ou participam de ações da ApexBrasil. Futuramente, a plataforma também seja aberta para empresas de outros setores cadastrarem seus produtos”, explica Juarez Henrique Alves Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil, que também participou do lançamento.
A plataforma já conta com mais de 100 empresas brasileiras, incluindo as que estão participando da Feira SIAL Paris 2024, com apoio da ApexBrasil. Açaí, arroz, bebidas destiladas, café, carne bovina, carne de aves, castanhas, cereais em grão e esmagados, chá, mate e especiarias, chocolates, balas e confeitos, frutas, leite e derivados, massas e preparações alimentícias, mel, sementes oleaginosas, plantas industriais e medicinais, gomas e sucos e extratos vegetais e sucos são alguns dos produtos que já estão disponíveis para os compradores no exterior
A Buy Brazil estará disponível online no endereço buybrazil.com. A plataforma reforça o compromisso da ApexBrasil em apoiar as exportações brasileiras e promover o Brasil no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Em 2023, a ApexBrasil alcançou número recorde de empresas atendidas, somando 17.061 produtoras brasileiras apoiadas. Do total, 43% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas naquele ano, 4.181 exportaram o total de US$ 140,7 bilhões, o que corresponde a 41% do total exportado pelo Brasil em 2023. Em 2024, mais de 13 mil empresas já foram apoiadas no primeiro semestre, das quais 47,6% são micro e pequenas empresas (MPEs).
Fonte Internet: ApexBrasil, 21/10/2024