A Tailândia, como segundo maior importador de produtos agrícolas da Ásia, é um parceiro estratégico para o Brasil no Sudeste Asiático, com grande potencial para a diversificação de exportações agrícolas
Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, esteve em Bangkok, na Tailândia, para uma série de compromissos estratégicos, incluindo o Encontro dos SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas do Sudeste Asiático e Oceania.
O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), sob a liderança do Presidente Jorge Viana, e pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Mapa, teve como objetivo discutir novas estratégias e ações pragmáticas para expandir e aprofundar as relações econômicas entre o Brasil e os países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e Oceania.
A ASEAN, composta por Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã, se consolidou como o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2023, superando o Mercosul. Atualmente, o Brasil exporta mais para cinco economias da ASEAN – Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Vietnã – do que para países tradicionais do G7, como Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.
O evento também foi uma oportunidade para explorar o estudo “Impulso das Exportações”, da ApexBrasil, que identificou mais de 2000 oportunidades para produtos brasileiros na ASEAN, com destaque para combustíveis, produtos alimentares e manufaturados.
Ainda durante a missão, Luis Rua, acompanhado da adida agrícola na Tailândia, Ana Carolina Lamy, se reuniu com o Embaixador do Brasil na Tailândia, José Borges dos Santos Junior, e com autoridades tailandesas, incluindo a Dra. Nalinee Taveesin, representante comercial do país e assessora da primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra, e membros do Departamento de Desenvolvimento da Pecuária (DLD), para discutir temas de negociações comerciais, cooperação nas áreas de pecuária, segurança alimentar e sustentabilidade agrícola.
Nos encontros, foram abordados o compromisso mútuo de promover o comércio entre os dois países, especialmente no setor agropecuário, e o potencial de ampliação do comércio de produtos agropecuários, considerando as exigências sanitárias locais para garantir o alinhamento entre as duas nações. Dra. Nalinee destacou o Brasil como o principal parceiro comercial da Tailândia na América Latina e Caribe e o 23º no mundo, com o comércio bilateral somando US$ 6,266 bilhões em 2023, ano que também marca o 65º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. Durante as conversas, ficou evidente que o Brasil pode servir como um importante portal para produtos tailandeses na América do Sul, assim como a Tailândia pode ser uma ponte de entrada para produtos brasileiros na ASEAN.
Além disso, houve discussões sobre a troca de conhecimentos em técnicas de pecuária sustentável, como o sistema “Grass-fed” no Brasil, onde o gado é criado de forma natural e alimentado diretamente com pastagem. Os países também comemoraram a resolução da disputa sobre açúcar na Organização Mundial do Comércio (OMC), encerrada permanentemente em 24 de fevereiro de 2024, durante a 13ª Conferência Ministerial da OMC em Abu Dhabi. Esse acordo histórico reflete o bom relacionamento entre Tailândia e Brasil e fortalece a cooperação em acordos internacionais.
A missão também foi uma oportunidade para o secretário da SCRI alinhar pessoalmente estratégias com os demais adidos agrícolas da região: Juliano Vieira, no Vietnã; Bruno Breitenbach, na Indonésia; Luiz Caruso, em Singapura; e Daniela Aviani, na Austrália.
“Com o encerramento desta missão, reafirmamos nosso compromisso com a expansão do agro brasileiro nos mercados internacionais, alinhando nossos esforços aos do MRE e da ApexBrasil para aumentar e diversificar as exportações para a ASEAN. Esta visita à Tailândia fortaleceu os laços entre nossos países e abriu novas possibilidades de cooperação com toda a região, em um momento em que o mercado asiático ganha ainda mais relevância para o comércio global brasileiro”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua.
COMÉRCIO TAILANDÊS
A Tailândia, como segundo maior importador de produtos agrícolas da Ásia, é um parceiro estratégico para o Brasil no Sudeste Asiático, com grande potencial para a diversificação de exportações agrícolas, incluindo produtos como lácteos, carne bovina, uvas, castanhas e cafés especiais, entre outros. Nos últimos anos, as exportações agrícolas brasileiras para a Tailândia registraram um aumento expressivo, passando de pouco mais de US$ 1,3 bilhão em 2014 para US$ 3 bilhões em 2023. O complexo de soja tem sido responsável por mais de 95% do total exportado pelo Brasil para o mercado tailandês.
Fonte Internet: Ministério da Agricultura e Pecuária, 04/11/2024