Reunião abordou exportação de material genético e consolidou agenda conjunta para desenvolvimento rural e combate à fome
Na segunda-feira (5), o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcel Moreira, recebeu o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Benin, Gaston Dossouhui, em reunião voltada à ampliação das relações comerciais e de cooperação técnica entre os dois países. A visita fortalece os laços Sul-Sul, buscando benefícios mútuos para os dois países, especialmente nas áreas de segurança alimentar e desenvolvimento rural.
Durante a reunião, foram discutidas medidas para viabilizar a exportação, pelo Brasil, de material genético bovino e avícola, além de bovinos vivos. “O Brasil tem experiência comprovada em tecnologias tropicais e produção de alimentos. Queremos que isso contribua para o desenvolvimento rural e agropecuário do Benin”, afirmou o secretário adjunto.
Outros temas da agenda bilateral incluíram ações conjuntas nas áreas de irrigação, manejo hídrico e agregação de valor a cadeias produtivas locais, com destaque para produtos como mandioca, arroz, soja e caju.
A reunião também foi uma oportunidade para o Brasil reiterar o convite ao governo beninense para participar do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, previsto para este mês. A expectativa é que o evento marque a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países na área agropecuária.
A delegação beninense contou com a presença do embaixador Boniface Vignon; do diretor de Pecuária, Yao Akpo; do engenheiro Flavien Désiré Ahouigbamey; e do empresário Aziz Agossou, especializado em importação de animais. Pelo lado do Brasil, participaram da reunião o coordenador de Cooperação Internacional do Mapa, Lucas Moraes, e a assessora do gabinete da SCRI, Anderlise Borsoi.
Em 2024, o Brasil exportou US$ 12,5 bilhões em produtos do agronegócio para países africanos – um crescimento de 23,8% em relação ao ano anterior. Os principais itens exportados foram carnes, cereais, produtos do complexo sucroalcooleiro e soja.
Fonte Internet: Ministério da Agricultura e Pecuária, 07/05/2025