De um grupo de mais de 1.000 inscritas, foram selecionadas 50 duplas de mentoras e mentoradas que receberão capacitação para ingresso no comércio exterior
Com recorde de inscrições, começou nesta quarta-feira (3/4) a 4° edição do Programa Elas Exportam. A iniciativa, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visa a impulsionar a participação feminina no comércio exterior brasileiro.
Nesta edição, o programa recebeu inscrições de 1.106 mulheres, sendo 402 para o banco de mentoras, novidade desta edição, e 704 para as vagas de mentoradas. A seleção das 50 duplas levou em conta vários critérios, como o porte das empresas e se as participantes têm produto ou serviço com potencial de exportação, entre outros.
A capacitação, que se inicia hoje e vai até dia primeiro de julho, irá promover sessões de mentorias individuais e uma sessão de mentoria individual em propriedade intelectual. Também serão desenvolvidas atividades coletivas, como seminários sobre autoimagem, propriedade intelectual, financiamento e inteligência de mercado e treinamento prático e teórico de apresentação pitch.
Dentre as mentoradas selecionadas, 46% são mulheres negras (pretas e pardas) e 46% brancas; e 58% são das regiões Sul e Sudeste e 42% das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As empreendedoras atuam em setores diversos, sendo os principais: Moda (22%), Alimentos, Bebidas e Agronegócios (20%), e Higiene pessoal e cosméticos (14%). Muitas já possuem negócios consolidados no mercado interno e buscam agora expandir seus horizontes.
Depoimentos das participantes de outras edições ressaltam a importância e o impacto do Elas Exportam. “O programa foi uma experiência transformadora para o Engenho Café de Açaí. Me deu o conhecimento e as conexões para levar meu açaí para EUA, Alemanha e Austrália”, conta Valda Gonçalves, fundadora do Engenho Café de Açaí. “Com o apoio do programa, me senti encorajada a iniciar a jornada de exportação do meu produto para o México”, conta Yasmin Oliveira, dona da Effata.
Para a Secretária Executiva Adjunta do MDIC, Aline Damasceno, o Elas Exportam reforça o compromisso do governo com um comércio exterior mais inclusivo. “E vemos que esse compromisso tem valido a pena. A cada edição, o Elas Exportam se fortalece como um importante programa para a inserção das mulheres no comércio exterior, comprovando não só a eficácia do seu formato, mas também o impacto positivo na trajetória das participantes”, destacou a secretária durante a abertura do curso.
já a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, que também participou da abertura, o programa Elas Exportam é um passo importante na construção de um comércio exterior mais inclusivo e representativo. “Acreditamos que apoiar o protagonismo feminino nos negócios internacionais é estratégico para a competitividade do Brasil. A ApexBrasil tem orgulho de impulsionar essa agenda em parceria com o MDIC, contribuindo para que cada vez mais mulheres estejam à frente das exportações brasileiras.”
A 5ª edição do programa está prevista para o segundo semestre deste ano, e as inscrições para o banco de mentoras, que será acionado novamente, seguem abertas durante todo o ano. As inscrições podem ser feitas AQUI.
Sobre o Elas exportam – O Elas Exportam faz parte da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e conta com benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brasil para a realização de capacitação em propriedade intelectual. O programa também tem o apoio do Banco do Brasil (BB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; 04/04/2025