Disponível online, treinamento oferece conteúdo para pessoas e companhias que desejam ampliar o conhecimento sobre o mercado de produtos para muçulmanos e se capacitar para exportar.
Por Marcos Carrieri
São Paulo – O curso “Explorando o mercado halal” está disponível online para qualquer pessoa ou empresa que deseje conhecer mais sobre normas e produtos feitos de acordo com os preceitos do islamismo. O treinamento é divido em três módulos e conta com material complementar.
O curso é uma iniciativa do Projeto Halal do Brasil, uma parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo do projeto é promover no exterior os alimentos e bebidas halal feitos no País, que, apesar de não ser de maioria muçulmana, tem expertise na fabricação desses alimentos e bebidas e é o maior produtor mundial de proteína para o consumidor islâmico. Há cerca de 1,9 bilhão de muçulmanos no mundo.
A produção para o consumidor do Islã segue formas de abate de bovinos e aves que precisam ter rigorosos padrões de higiene. Proíbe o abate e consumo de carne suína e derivados. Justamente em razão das normas, os produtos específicos para os muçulmanos são vistos, em alguns países, como de qualidade superior.
Mercado halal exige conhecimento
“O curso promove o conhecimento sobre posicionamento [desses produtos], marketing, agregação de valor, que são conteúdos que não são encontrados em português. Para empresas que já têm a certificação, ajuda a se posicionar nesses mercados e não apenas a entrar neles. E para empresas que ainda não têm a certificação, o curso é uma ferramenta para entrarem corretamente no mercado muçulmano”, diz a gerente de Projetos de Internacionalização da Câmara Árabe, Fernanda Dantas.
O treinamento tem aulas de 15 a 20 minutos de duração cada. “Bases para a compreensão da cultura halal”, “Mercados halal pelo mundo” e “Marketing halal” são os três módulos. Todos contêm exercícios, em um total de oito horas de aulas.
O curso conta também com materiais complementares, como um infográfico sobre o mercado halal e cinco podcasts que abordam temas como a presença do Brasil neste mercado, os processos de certificação para que uma empresa seja apta a vender a este consumidor e o processo de produção associado às normas da governança ambiental, social e corporativa (ESG). Ao final do curso, os alunos recebem um certificado.
Um dos entrevistados dos podcasts é o diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, Estevão Margotti de Carvalho, que conversa com a apresentadora Luiza Silvestrini. Em sua participação, ele destaca os desafios para se atuar neste mercado, a importância da certificação, o crescimento da população muçulmana e outros segmentos da economia que podem oferecer produtos e serviços halal, como o turismo e o farmacêutico.
Informações sobre o curso estão disponíveis aqui. Empresas associadas à Câmara Árabe, ao projeto e a associações parceiras têm desconto.
Fonte Internet: Agência de Notícias Brasil-Árabe, 17/10/2024