Projeto Halal do Brasil levará seis companhias de alimentos do Brasil para uma missão comercial na Arábia Saudita na próxima semana. Objetivo é promover encontros com potenciais clientes e visitar a feira Saudi Food Expo.
Por Marcos Carrieri
São Paulo – A partir do próximo domingo (11), seis empresas brasileiras integrarão uma missão comercial para prospectar o mercado de alimentos e bebidas da Arábia Saudita. Por meio do Projeto Halal do Brasil, os representantes das companhias se reunirão com supermercados, distribuidores e empresários locais e irão visitar a feira de alimentos Saudi Food Show, a maior do setor no país.
O Projeto Halal do Brasil é uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no exterior alimentos e bebidas halal de origem brasileira. Halal são produtos feitos de acordo com as regras do Islã. Em alguns mercados, como o da Arábia Saudita, é preciso que os produtos vendidos tenham certificado halal.
De acordo com a gerente de Projetos de Internacionalização da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, o objetivo da missão comercial é promover a imersão das empresas brasileiras no mercado saudita. “É abrir portas, oportunidades para que as empresas comecem a exportar e no ano que vem participem da feira Saudi Food”, afirma.
Integrarão a missão comercial a trading de commodities Suplicy Consulting, a trading Masterint, de commodities e industrializados, a fabricante de sorbet de açaí, pitaia e cupuaçu Yalla Brasil, a fabricante de xaropes de frutas não alcoólicos Stock e a fabricante de pães congelados Pão e Arte.
No domingo (11), as empresas da missão e companhias brasileiras que participarão da Saudi Food no estande da ApexBrasil assistirão ao seminário “Conexão Brasil-Arábia Saudita” na sede da embaixada do Brasil, em Riad. Neste encontro, representantes da Arábia Saudita, da embaixada e da Câmara Árabe apresentarão as oportunidades e características do mercado local. Para este seminário estão sendo convidados potenciais importadores sauditas. “Queremos que este seja um momento de troca e de interação”, diz Dantas.
Após o seminário, os integrantes da missão terão um encontro na Federação das Câmaras de Comércio e Indústria Sauditas, onde também se reunirão com compradores de alimentos. De lá, seguem para um encontro com um distribuidor local.
Na segunda-feira (12), passarão o dia na Saudi Food, onde poderão prospectar clientes e conhecer as empresas que atuam no país. Na terça-feira (13) de manhã, serão recebidos por representantes da rede de hipermercados Lulu, uma das maiores do Golfo, e, depois, por um distribuidor local. À tarde, o grupo segue para Jeddah, uma das maiores cidades do país, localizada na costa do Mar Vermelho.
Já na quarta-feira (14), terão um encontro com empresas na Câmara de Comércio e Indústria de Jeddah e com executivos da rede varejista Al Jameel Food. Na quinta-feira (15), os participantes da missão comercial deverão fazer uma visita ao Porto de Jeddah e a outro distribuidor de alimentos. Na sexta-feira (16) haverá uma outra visita técnica a uma rede supermercadista antes de embarcarem de volta para o Brasil.
Dantas afirma que os encontros com distribuidores já são uma oportunidade de os exportadores brasileiros apresentarem seus produtos. Nos encontros com as redes de varejo, podem conhecer os processos de compra dessas companhias e o comportamento e perfil dos seus consumidores. Da Câmara Árabe, participarão da missão a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, o chefe do escritório da instituição em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Rafael Solimeo, e o executivo de Negócios Internacionais, Ahmed Kamal.
Fonte Internet: Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), 08/05/2025