Missão a feira no país terá dez empresas de alimentos, inclusive fabricantes de produtos industrializados.
Por: Centre for the Brazilian Tanning Industry (CICB)
São Paulo, 26/11/2024 – Representantes de dez empresas brasileiras se preparam para participar da feira de alimentos e bebidas Food Africa, que começa no próximo dia 3 de dezembro, no Cairo, Egito, mirando inserir produtos no país mais populoso do continente africano e pela primeira vez, na maioria dos casos.
O grupo conta com as paranaenses Grano Real (granolas) e Danês Alimentos (rações para pets), a catarinense Coperaguas (feijões), as gaúchas Neokin Foods (carnes) e DaColônia (doces), a goiana Áurea Internacional (pipocas, feijões e grãos), a capixaba Stefanoni Interagrícola (commodities agrícolas), a matogrossense Dassoler (gergilim, feijão, milho e soja) e as paulistas Camap (amendoins) e Holen Trading (commodities agrícolas).
Na Food Africa, elas vão expor no estande da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que promove negócios entre empresas do Brasil e dos países da Liga Árabe, entre eles o Egito, em mais uma ação do projeto Halal do Brasil, iniciativa de fomento à exportação de alimentos halal, voltados aos consumidores muçulmanos, liderada pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). A missão à Food Africa também terá o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada do Brasil no Egito.
Fernanda Dantas, head de negócios internacionais da Câmara Árabe, afirma que o objetivo é buscar negócios que viabilizem a inserção de novas categorias de alimentos brasileiros no Egito. O país já é um dos principais destinos das exportações brasileiras na Liga Árabe. Em 2023, as vendas à nação africana somaram US$ 2,31 bilhões, boa parte em alimentos como açúcar, milho, carne bovina, de aves, óleo de soja, soja em grãos e na versão triturada. Dantas, no entanto, vê na participação na Food Africa a oportunidade de ampliar as vendas de itens de valor agregado, ainda pouco prevalentes por lá.
“Durante os três dias da feira, as participantes vão expor produtos e buscar contatos com os importadores do Egito e dos países vizinhos que frequentam o evento. Temos um bom mix de produtos, com os tradicionais líderes da pauta de exportações, mas também itens novos, de valor agregado, industrializados e com certificação halal. Isso é muito importante. Num país de maioria muçulmana, como o Egito, a certificação atesta que o produto foi feito em respeito à religião, sendo mais bem recebido pelo consumidor”, explica a especialista.
A DaColônia é uma das empresas que vão expor produtos certificados como halal. Em 2024, a empresa ingressou no Halal do Brasil após participar de um dos eventos do projeto com compradores muçulmanos trazidos ao Brasil pela Câmara Árabe com recursos da ApexBrasil. Para tornar sua participação na Food Africa mais efetiva, a fabricante de doces e alimentos funcionais à base de amendoim pediu à Câmara Árabe apoio para buscar parceiros interessados em suas linhas.
Esse esforço já rendeu à empresa gaúcha reuniões online com dois importadores egípcios habilitados a colocar os produtos da marca nos supermercados do Egito e países vizinhos. Na Food Africa, a previsão é que os executivos da DaColônia entabulem negociações mais maduras com os parceiros previamente contatados, mirando efetivar no curto prazo os primeiros embarques.
Outra empresa do projeto com expectativas para a participação na Food Africa é a paranaense Danês, fabricante de rações para pets. A empresa despertou interesse pelo mercado egípcio durante um evento organizado há menos de seis meses pela Câmara Árabe e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) para divulgar o projeto Halal do Brasil no interior do país.
Ainda no evento, acabou convencida das oportunidades em mercados árabes e iniciou o processo de certificação de suas linhas. Embora o selo halal não seja obrigatório para rações animais, a empresa espera diferenciar seu produto junto ao consumidor, destacando rações fabricadas com o mesmo rigor exigido dos alimentos humanos.
Força-tarefa — Para estimular o contato das empresas brasileiras com potenciais parceiros, a equipe do escritório da Câmara Árabe no Cairo convidou os principais importadores de alimentos baseados na capital egípcia para visitar o estande e participar dos eventos previstos para o espaço durante a Food Africa.
Um dos eventos é a abertura do estande, a ser feita pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, que vai destacar na ocasião os 100 anos de relações diplomáticas entre os países e o acordo de livre comércio Mercosul-Egito assinado em 2017, que caminha para efetivar suas últimas listas de isenções.
Os adidos comerciais lotados na embaixada, junto com servidores do Ministério da Agricultura, também estarão no estande durante a feira para realizar ações institucionais de promoção do Brasil e seus produtos.
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Com mais de 70 anos de existência, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é uma entidade dedicada ao fomento da relação comercial bilateral entre o Brasil e os 22 países da Liga Árabe. Integrante da União das Câmaras Árabes, o braço econômico da liga diplomática, a entidade tem por missão conectar empresas árabes e brasileiras, buscando atender as necessidades dos dois lados da parceria comercial, o desenvolvimento dos laços comerciais e a integração entre os setores produtivos.
Sobre o Halal do Brasil
O Halal do Brasil – projeto realizado para Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira (CCAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – visa acelerar o processo de inserção internacional das indústrias com produtos halal no mercado mundial, fomentando uma cultura exportadora brasileira para mercados islâmicos e não-islâmicos por meio de um projeto de apoio a negócios internacionais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Fonte Internet: ApexBrasil, 27/11/2024