Feira no Egito é oportunidade no mercado africano


Companhias do Brasil que expõem no estande do Projeto Halal do Brasil durante a feira Food Africa apostam em alcançar diversos consumidores. Acordo com Mercosul pode ampliar competitividade.

Por Marcos Carrieri

São Paulo – Empresas brasileiras que participam da feira Food Africa no Cairo, Egito, afirmam que o evento é oportunidade de exportar para o país do Norte da África e de acessar outros mercados do continente africano, Europa e no mundo árabe. As companhias participam da Food Africa, que termina nesta quinta-feira (5), no estande do Projeto Halal do Brasil, uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no exterior os produtos halal do Brasil. Produtos halal são aqueles feitos de acordo com as normas do Islã.

O diretor administrativo da fabricante de rações Danês, Rodrigo Begalli, afirma que a companhia decidiu participar da mostra porque o Egito é um país estratégico, pois é “porta de entrada” para a Europa e para o Oriente Médio. “Percebemos que estão buscando uma empresa com qualidade, séria, mas com potencial de atendê-los aqui com preço competitivo. É o que a gente já tem no Brasil e está buscando no mercado externo”, afirma.

Begalli espera que a credibilidade que o agronegócio do Brasil já construiu no exterior seja replicada em outros segmentos, como o que a Danês atua. A empresa, de Apucarana, no Paraná, produz rações para cães e gatos.

Preço competitivo também é o que o diretor da Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista (Camap), Evandro Luiz Jurevits, busca apresentar aos clientes do Egito. Maior cooperativa de produção de amendoim do Brasil, a Camap exportou para o Egito no passado, mas “por questões de preço”, diz Jurevits, os negócios com o país foram interrompidos. O objetivo é voltar a vender ao Egito, um mercado que a empresa diz ser promissor em razão dos seus 110 milhões de habitantes.

Mais competitividade nas vendas ao Egito

Além disso, o acordo de livre-comércio entre Egito e Mercosul deve ajudar a empresa a ter mais competitividade no país árabe. Os impostos para o produto entrar no país deverão zerar até 2026. “O objetivo da Camap é conquistar novos clientes para diversificar os nossos compradores e buscar novos mercados para gerar parcerias”, afirma o executivo.

A Food Africa é uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do continente africano. Dez companhias participam da mostra no estande do Projeto Halal do Brasil, que na terça-feira (3) recebeu a visita do embaixador do Brasil no Cairo, Paulino Franco de Carvalho Neto.

Participam da mostra, além da Danês e da Camap, as empresas Grano Real (granolas), Coperaguas (feijões), Neoking Foods (carnes), DaColônia (doces), Áurea Internacional (pipocas, feijões e grãos), Stefenoni Interagrícola (commodities agrícolas), Dassoler (gergelim, feijão, milho e soja) e Holen Trading (commodities agrícolas).

Fonte Internet: Agência de Notícias Brasil-Árabe, 04/12/2024

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Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

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