MDIC abre consulta pública sobre lista de serviços para Zonas de Processamento de Exportação


Prazo de 30 dias permite contribuições da sociedade para impulsionar exportação de serviços no Brasil

Em um avanço importante para as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) abriu consulta pública para receber contribuições sobre uma lista preliminar de serviços com foco em exportação que poderão integrar o regime de ZPE. As sugestões podem ser enviadas até o dia 25 de novembro, no portal Participa Brasil.

O texto lista 76 atividades, com base da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS), divididas em seis categorias: de pesquisa e desenvolvimento em ciências, engenharia e tecnologia; de engenharia; de desenho industrial; de consultoria, de segurança e de suporte em tecnologia da informação (TI); de projeto e desenvolvimento de aplicativos e programas em TI; de hospedagem e de disponibilização de infraestrutura em TI; de gerenciamento de redes e de infraestrutura em TI; e de telecomunicações pela rede mundial de computadores.

Nessa lista foram contemplados serviços prestados pelo modo de comércio transfronteiriço, quando o prestador está no Brasil e o consumidor do serviço está no exterior. De acordo com o secretário-executivo do CZPE, Fabio Pucci, para a construção da lista foram considerados alguns dos serviços mais exportados pelo país. “A regulamentação dessa lista permitirá que empresas prestadoras de serviços dedicadas exclusivamente ao mercado externo e que atendam aos objetivos do regime possam operar sob o regime das ZPE, beneficiando-se de incentivos fiscais e aumentando a competitividade dos serviços brasileiros no exterior”, avalia Pucci.

Critérios e participação

De acordo com o CZPE, a lista preliminar foi elaborada com base em serviços de alto valor agregado já exportados pelo Brasil e relevantes para os objetivos da Nova Indústria Brasil (NIB), que incluem a transformação digital. Os interessados podem enviar contribuições, com possibilidade de sugerir a inclusão de novos códigos da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) de interesse.

A participação é aberta a associações empresariais, prestadores de serviços, sociedade civil e demais interessados, e tem como metas estimular o engajamento da sociedade, promover a transparência nas decisões do CZPE e viabilizar a criação de uma versão final da lista de serviços contemplando as sugestões dos participantes.

O que são Zonas de Processamento de Exportação

As ZPE são áreas criadas com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da cultura exportadora, a difusão tecnológica e reduzir desequilíbrios regionais. As empresas que se instalam em tais espaços têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específicos para promover a maior competitividade de seus produtos no mercado internacional.

A produção no espaço da ZPE, destinada à exportação, garante às empresas suspensão do recolhimento de IPI, Pis-Cofins, Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de máquinas, equipamentos e instalações e também para insumos e matérias primas, com a conversão em isenção ou alíquota zero no caso de posterior exportação do produto final.

O CZPE é órgão deliberativo presidido pelo MDIC. Fazem parte do Conselho representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento, de Portos e Aeroportos e dos Transportes.

Veja também:

ZPE – Aprovado o maior projeto de produção de hidrogênio verde em larga escala do país

Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 01/11/2024

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Redação Abece

Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *