MDIC apresenta a vice-governador de Rondônia plano de promoção das exportações do estado

Secretária da Secex recebeu o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondônia para apresentação de oportunidades de desenvolvimento da cultura exportadora no estado

A Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, recebeu nesta segunda-feira, 13, em Brasília, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Sérgio Gonçalves, quando foi apresentado o plano de promoção das exportações do estado.

O documento, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia e outros atores da rede que compõe a Política Nacional da Cultura Exportadora foi recentemente encaminhado ao governo do estado pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.

Com o objetivo de difundir a cultura exportadora e ampliar o número de micro e pequenas empresas que exportam, o plano usa informações de inteligência comercial elaboradas pelo MDIC, elenca produtos da região com potencial para exportação e sugere um portfólio de ações estratégicas.  Construído colaborativamente por atores do governo federal, do governo estadual e por parceiros estratégicos, o plano foi enviado para a apreciação do estado.

“Trata-se de um plano elaborado a partir da mobilização de atores relacionados ao tema, que sinaliza oportunidades e potencialidades para agregar ainda mais valor, diversificar e expandir as exportações das micro e pequenas empresas do Estado. É um passo inicial, mas relevante, que exigirá mobilização permanente e engajamento para aprovação e execução”, avaliou Tatiana Prazeres.

O vice-governador, que foi recebido na sequência pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, ressaltou a iniciativa do MDIC. “O ponto principal é parabenizar a equipe do Ministério e do Governo Federal pela iniciativa de ter essa interlocução proativa com os estados, como Rondônia, que estão distantes dos grandes centros econômicos e deslocados até certo ponto da questão logística do país”, afirmou. “Essas iniciativas são uma forma de a gente plantar desenvolvimento que com certeza nós vamos escolher na região”, acrescentou.

Além do apoio institucional do MDIC, na etapa de implementação, o estado poderá contar ainda com a consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, 152 empresas de Rondônia exportaram em 2023, o que representou um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Considerando a região Norte, Rondônia foi o terceiro maior estado exportador em 2024, alcançando o total de US$ 2,6 bilhões exportados, 4,1% a mais que em 2023.

Sob a ótica dos produtos exportados, as vendas externas de Rondônia se equilibram entre o setor agropecuário, representando 50,9%, e a indústria de transformação com 47,7% do total exportado. Os principais produtos exportados por Rondônia em 2024 foram a carne bovina (42%), a soja (36%), o milho (6,5%) e o café não torrado (5%). Algodão e madeira responderam por, respectivamente, 2% e 1,5% das exportações anuais do estado.

Política Nacional de Cultura Exportadora foi instituída pelo Decreto nº 11.593, de 10 de julho de 2023. No caso de Rondônia, para a elaboração documento, trabalharam em conjunto a Secex, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Invest Rondônia, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de aproximadamente outros 30 atores locais e representantes de órgãos federais.

Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 13/01/2025

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Redação Abece

Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *