Descrição da imagem: São Paulo-SP, 20 de Fevereiro de 2025 – FÓRUM ECONÔMICO BRASIL-PORTUGAL – Abertura do evento com a presença das seguintes autoridades: Geraldo Alckmin, Vice-Presidente do Brasil e Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal,Josué Gomes, Presidente da FIESP, Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Pedro Reis, Ministro da Economia de Portugal, Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Viana, Presidente da APEX Brasil, Joana Gaspar, Administradora da AICEP,Embaixador Laudemar Aguiar, Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE .
Acordo é um dos principais temas dos encontros com representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (Secoms), dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e Adidos Agrícolas em Lisboa, Bruxelas e Varsóvia de 23 a 30 de abril
De 23 a 30 de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizam, na Europa, três importantes encontros com representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (Secoms), dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e Adidos Agrícolas alocados nos países do continente. As agendas vão ocorrer nos dias 23 e 24 em Lisboa, Portugal; 25 e 26 em Varsóvia, Polônia; e 28 e 29 em Bruxelas, Bélgica. A missão, com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, terá representantes do governo brasileiro e empresários de diversos setores como proteína animal, café, frutas, agricultura familiar entre outros.
O principal objetivo dos encontros é aprofundar e ampliar as relações econômicas do Brasil com os países europeus. Avanços para a validação do acordo Mercosul-União Europeia estarão no centro das discussões. De acordo Jorge Viana, “a atuação do governo Lula até aqui foi crucial e ainda há muito trabalho a ser feito. Com a conclusão do acordo estamos falando da criação do maior bloco econômico do mundo, com mais de 700 milhões de pessoas. O acordo nos proporciona a possibilidade de novos negócios que estimulam a economia verde e a transição energética”. Para o presidente da ApexBrasil, os esforços para aprovação do acordo mostram para o mundo que esses dois grandes blocos estão dispostos a seguir no caminho do multilateralismo, alinhado a práticas sociais, ambientais e de governança.
Sobre o acordo Mercosul-União Europeia
Anunciado em dezembro de 2024, depois de cerca de 25 anos de negociação, o acordo Mercosul-União Europeia prevê redução de tarifas, facilitação de investimentos e integração econômica, o que permitirá alavancar o comércio entre os dois blocos. Juntos, Mercosul e UE representam cerca de 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares. Para entrar em vigor, o acordo precisa passar pela aprovação do Conselho da União Europeia, que representa os governos dos 27 Estados-Membros, e do Parlamento Europeu, cujos integrantes representam os cidadãos dos países da UE. A expectativa é que essa missão possa ajudar na aceleração do processo de aprovação, reforçando o compromisso do Brasil com a abertura comercial, a sustentabilidade e o fortalecimento de laços estratégicos.
Serviço:
Data: Dias 23 e 24 de abril
Local: Lisboa – Portugal
Data: Dias 25 e 26 de abril
Local: Varsóvia – Polônia
Data: Dias 28 e 29 de abril
Local: Bruxelas – Bélgica
Fonte Internet: ApexBrasil; 16/04/2025