Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Por: Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)

Fortalecimento dos portos de Salvador e Santana impulsionam desenvolvimento regional

A inauguração da nova rota marítima direta entre o Porto de Gaolan, na China, e os portos brasileiros de Salvador, na Bahia, e Santana, no Amapá, marca um avanço significativo nas relações comerciais entre Brasil e China. Essa conexão estratégica, conhecida como “Canal Dourado”, visa reduzir o tempo de transporte e os custos logísticos, fortalecendo o comércio bilateral e impulsionando o desenvolvimento econômico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Neste ano, o projeto de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vai explorar novas oportunidades de negócios, fortalecer laços comerciais e promover a diversidade e qualidade das frutas brasileiras para o mercado internacional, com foco na Ásia.

Para o setor de fruticultura, essa nova rota representa uma oportunidade de expandir a presença no mercado asiático, especialmente na China, que é um dos maiores consumidores de frutas do mundo. Com a redução no tempo de transporte, frutas brasileiras poderão chegar mais frescas e com maior qualidade aos consumidores chineses, aumentando a competitividade dos produtos nacionais. Além disso, a diminuição dos custos logísticos pode tornar as exportações mais rentáveis para os produtores brasileiros.

A nova rota também fortalece a posição dos portos de Salvador e Santana como hubs logísticos estratégicos, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e minerais do Brasil para o mercado internacional. Essa iniciativa está alinhada com os esforços do governo brasileiro em diversificar os mercados de exportação e promover o desenvolvimento regional.

“Todos que participam da cadeia produtiva das frutas sabem o quanto a logística impacta na competitividade das frutas brasileiras. Ter uma rota direta com a China muda o jogo, encurta distâncias, reduz custos e, principalmente, garante que nossos produtos cheguem mais frescos e valorizados. É uma conquista importante para nós e para os consumidores.”

Jorge de Souza, gerente técnico da Abrafrutas

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, destacou que a parceria é parte da implementação dos acordos firmados entre as lideranças dos dois países. Segundo ele, Brasil e China são duas forças positivas para a estabilidade e prosperidade no mundo.

Com a nova conexão, o tempo de transporte poderá ser reduzido e ficar dentro do limite de 30 dias, impactando também positivamente na redução dos custos de transporte. O momento agora é trabalhar para que os testes piloto atinjam os objetivos para que a nova rota se torne uma rotina.

Sobre o Frutas do Brasil

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Sobre a Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte Internet: ApexBrasil, 08/05/2025

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Foto de Redação Abece

Redação Abece

Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior

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