Nessa segunda-feira (02/12), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou o Perfil de Comércio e Investimentos: Indonésia, destacando as amplas oportunidades de negócios entre os dois países. A publicação faz parte de uma série de estudos sobre mercados asiáticos realizado ao longo de 2024, que já incluiu Tailândia, Coreia do Sul, Índia, Bangladesh, China, Vietnã,Japão e ASEAN.
Em 2023, o Brasil ocupou a 11ª posição entre os países de origem das importações indonésias, com uma participação de 2,2% no total das compras do país asiático. As exportações brasileiras para a Indonésia somaram US$ 4,1 bilhões, consolidando o país como o 14º destino mais importante para os produtos brasileiros. Produtos como farelos de soja, trigo e açúcares lideraram esse desempenho, com o setor açucareiro aproveitando a queda na produção da Tailândia.
Amplas oportunidades
Usando a metodologia do Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, foram identificadas 315 oportunidades de exportação para a Indonésia em setores estratégicos. Destacam-se os setores de combustíveis minerais, lubrificantes e materiais relacionados, produtos alimentícios, máquinas e equipamentos de transporte e matérias em bruto, não comestíveis, exceto combustíveis. A Indonésia é mercado prioritário para nove projetos setoriais da ApexBrasil, abrangendo os setores de Agronegócios (ABICAB, ABRA, ABCZ, ABPA, ABRAPA, UNEM e ÚNICA), Máquinas e Equipamentos (ABIMDE) e Saúde (ABIMO).
Acesso a mercado
A Indonésia é um país muçulmano e, por essa razão, a Certificação Halal é uma condição prévia para a exportação de uma ampla gama de produtos, não restritos apenas a produtos alimentares. Isso pode demandar processos produtivos e logísticos específicos, com potenciais custos adicionais.
Ainda em relação a acesso, um aspecto importante é o sistema de licenciamento de importação da Indonésia que pode impactar as exportações brasileiras, especialmente no setor agrícola.
Apesar do anúncio em 2019 sobre as negociações para um acordo entre o Mercosul e a Indonésia, focado em temas como comércio de bens, regras de origem, serviços e investimentos, as tratativas não avançaram.
Investimentos bilaterais
No campo dos investimentos, o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) da Indonésia no Brasil atingiu US$ 1,4 bilhão em 2022, tornando o país o 36º maior investidor, e 8º asiático, no Brasil. Entre 2005 e 2024, a Indonésia anunciou três investimentos greenfield no Brasil, com destaque para a abertura de Centros de Distribuição da J&T Express em 2022.
Brasil e Indonésia: laços mais fortes no horizonte
O Perfil de Comércio e Investimentos da Indonésia reforça o papel estratégico do país asiático para o Brasil. Empresas brasileiras têm uma chance única de ampliar sua atuação no mercado indonésio, fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países.
Para acessar o estudo completo e explorar as oportunidades, visite o site da ApexBrasil.
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Fonte Internet: ApexBrasil, 09/12/2024