• HOME Notícias
  • Notícia Siscomex - Importação n° 51/2021 (Consulta Pública dos Atributos do Portal Único Siscomex)

    IMPRIMIR

    15.10.2021

    Informamos que será disponibilizada para consulta pública a base de dados dos atributos que foram propostos para o catálogo de produtos. Os atributos têm a finalidade de melhorar a identificação das mercadorias para fins de controles aduaneiro e administrativo, estatísticos, tributários e de valoração aduaneira. Serão informados para cada código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e deverão constar nos módulos Catálogo de Produtos, Declaração Única de Importação - Duimp - e Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos - LPCO, todos componentes do Novo Processo de Importação. 

    A base de dados dos atributos foi construída no âmbito do Projeto Mapeamento e Definição dos Atributos do Programa Portal Único de Comércio Exterior  a partir de sugestões de representantes de 43 setores da economia e dos órgãos intervenientes no comércio exterior.  

    O objetivo desta consulta pública é dar ciência dos atributos que foram propostos para cada NCM, bem como colher contribuições para efetuar eventuais alterações, exclusões ou inclusões na versão a ser divulgada. Após concluída essa etapa, as informações serão carregadas no Portal Único de Comércio Exterior. Destaca-se que o provisionamento dos atributos vinculados no Novo Processo de Importação será um processo contínuo.  

    As contribuições poderão ser encaminhadas até o dia 15 de novembro de 2021. 

    A consulta pública será realizada por meio da plataforma Participa + Brasil:  


    Coordenação Geral de Administração Aduaneira (Coana) - RFB 
    e
    Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (Suext) - Secex 

    Fonte Internet: Siscomex, 15/10/2021