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  • 10ª rodada do Exporta Mais Brasil começa em Porto Alegre/RS durante BFSHOW

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    24.11.2023

    Cerimônia de abertura da feira contou com a presença de Jorge Viana e do governador do Estado, Eduardo Leite, além de outras autoridades. Primeiro dia do evento foi marcado pela assinatura de compromisso para renovação do projeto setorial Brazilian Footweare e pela celebração dos 40 anos da Abicalçados
     
    Desde terça-feira (21), o setor calçadista brasileiro está no centro das atenções de Porto Alegre/RS e de mais de 150 compradores internacionais de diversos países. Isto porque, na capital gaúcha, está ocorrendo a 1ª edição da BFSHOW - feira internacional de calçados brasileiros, organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O evento tem a Agência Brasileira de Promoção e Exportações (ApexBrasil) como parceira e é palco também da 10ª rodada do programa Exporta Mais Brasil, que visa ampliar as exportações de setores específicos e de todas as regiões do país. Nesta rodada, a ApexBrasil se dedica aos calçados e promove rodadas de negócio entre 38 importadores estrangeiros e 79 empresas brasileiras representantes de mais de 130 marcas nacionais.
     
    "Trata-se de uma feira que reúne tudo de bom que o setor calçadista brasileiro tem", disse o presidente da ApexBrasil Jorge Viana. "Trazer os compradores para verem isso é um mecanismo pra gente acelerar o processo da internacionalização das empresas brasileiras. Além de levarmos, junto com a Abicalçados, as empresas nacionais para as feiras internacionais, nós estamos trazendo os compradores pra cá. Então é uma coisa que funciona e que a gente chama de "Exporta Mais Brasil", explicou.
     
    Para o governador do Estado, Eduardo Leite, o apoio da ApexBrasil para a ampliação das exportações do setor couro-calçadista, que é tão importante para o país e para o Rio Grande do Sul, é fundamental. "Tenho certeza que vamos ter muito êxito em proporcionar melhores condições de exportação, ajudar aqueles que nunca exportaram a fazer uma primeira iniciativa de exportação, fortalecer a nossa marca, e enfim, todos os benefícios que vêm com esse trabalho da ApexBrasil", disse o governador, que participou, ao lado de Jorge Viana e do presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, da assinatura do protocolo de manifestação de compromisso da renovação do convênio entre as duas entidades para o biênio 2024-2025 do projeto setorial Brazilian Footweare.
     
    Atualmente, por meio do projeto, 312 empresas do setor calçadista recebem apoio da ApexBrasil e Abicalçados em ações de promoção internacional. Cerca de 74% do valor exportado pelo setor em 2022 foi de empresas apoiadas pelo projeto. O novo convênio, que será oficializado em 2024, prevê, portanto, a continuação desse apoio, mas com novas premissas alinhadas às diretrizes da nova gestão da ApexBrasil, dentre elas: a promoção de produtos brasileiros sustentáveis; maior estímulo ao desenvolvimento das exportações de empresas das regiões Norte e Nordeste; a diversificação de mercados; a promoção da equidade de gênero; e a maior atenção para as pequenas e micro empresas".
     
    "É uma cadeia produtiva que emprega muito, que expõe o Brasil positivamente lá fora e é fruto do talento das pessoas", complementou Jorge Viana. Haroldo reforçou a importância da renovação do acordo para a continuação da promoção das exportações do calçado brasileiro: "O Brazilian Footweare é fundamental para toda a indústria calçadista nacional, e a parceria da ApexBrasil é essencial para a internacionalização do setor".
     
    Antes da cerimônia, ao longo da tarde, o presidente Jorge Viana e a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, caminharam pela BFSHOW, acompanhados do time da ApexBrasil, do presidente da Abicalçados, do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do coureiro-calçadista, Lukas Redeker, do presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Fernando Bello, e da superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, visitando os expositores. As entidades são parceiras da Agência nos projetos setoriais Brazilian Leather e By Brasil CMC, respectivamente. Na ocasião, eles fizeram também uma reunião com o propósito de potencializar a integração dos projetos setoriais que envolvem o setor calçadista.
     
    Empresas premiadas
     
    Durante a cerimônia de abertura, empresas do setor calçadista foram premiadas em diferentes categorias, dentre elas as de "destaque na exportação" e de "liderança feminina".
     
    Na categoria de exportação, foram destacadas empresas participantes do projeto Brazilian Footware que lideraram o ranking de exportação em 2022. O presidente Jorge Viana entregou o prêmio às vencedoras que foram: Grendene AS, na categoria de grande empresa; Calçados Wirth LTDA, na categoria de média empresa; e Alex Senne, na categoria de micro e pequena empresa.
     
    Já a diretora Ana Repezza, junto com o presidente da Abicalçados, entregou os prêmios às vencedoras da categoria de liderança feminina. Nesta categoria, receberam destaque as mulheres que ocupam o mais alto cargo de uma empresa de calçados associada à Abicalçados. As premiadas foram as presidentes das empresas Anna Barroso, Piccadily, Bibi, Satryani, Byara, Neorubber, Guilhermina, Pampili, Strike, World Colors.
     
    A questão da equidade de gênero tem sido uma das prioridades da ApexBrasil, que lançou o programa Mulheres e Negócios Internacionais em junho deste ano e prevê uma série de ações dedicadas a promover a presença feminina no comércio exterior. Ana Repezza, que dirige o programa dentro da ApexBrasil, reforça a importância dessa inciativa: "Empresas que exportam empregam mais e pagam melhores salários. Portanto, ter mais mulheres liderando empresas que atuam nesse cenário gera um impacto real na nossa economia e direto na sociedade", afirma Repezza.
     
    Rodadas de Negócios
     
    Ao longo dos três dias da BFSHOW, de 21 a 23 de novembro, as mais de 130 marcas expositoras receberão os compradores internacionais em seus estandes para fazer negócios. Somente no primeiro dia, a empresa de calçados infantis, Klin, já fechou vendas para três países. "O evento está incrível, muitos compradores novos e já estamos fechando muitos negócios", disse a diretora de Comércio Exterior da empresa, Camila Chamoun. Ela conta que a empresa já tem experiência com exportação graças ao apoio da ApexBrasil e da Abicalçados, e que o foco da Klin agora é diversificar mercados. "Oriente Médio, África e América Latina são nossos principais destinos. Agora queremos conquistar os países europeus", afirmou Camila.
     
    Uma das compradoras internacionais que o Exporta Mais Brasil trouxe foi Elisabete Barboa, da empresa Marmistore, de Portugal. Segundo ela, o design dos calçados brasileiros, associado aos materiais, ao bom gosto e à inovação, são os diferenciais que ela tem visto na BFSHOW. "Além disso, a pauta da sustentabilidade está bem presente e também está chamando nossa atenção", disse Elisabete, que procura sapatos para o próximo verão. Ela conta ainda que costuma importar dos países asiáticos, mas pela primeira vez, em função dessa oportunidade que a ApexBrasil está promovendo, sua empresa fará compras do Brasil.
     
    Os resultados da 10ª rodada do Exporta Mais Brasil do setor de calçados será divulgado assim que finalizado o evento. Até sua última rodada, o programa já movimentou mais de R$ 170 milhões em negócios entre os setores de móveis, rochas ornamentais, cafés robustas amazônicos, artesanato, pescados, cervejas especiais, cosméticos, mel e cafés arábicas, que já foram contemplados.
     
    O setor de calçados brasileiro
     
    O Brasil é o maior produtor de calçados da América Latina e o quinto maior produtor no ranking mundial, ficando atrás apenas dos asiáticos: China, Índia, Vietnã e Indonésia. Diferentemente dos demais grandes produtores, o Brasil possui uma cadeia produtiva ampla e integrada, o que lhe permite uma produção segmentada entre todos os tipos de calçados (infantis, masculinos e femininos), e diferentes materiais (couro, sintéticos, têxteis, entre outros).
     
    Há produção de calçados em 25 estados brasileiros, com destaque para a região Nordeste, que responde por 50% dos calçados exportados, sendo, portanto, a principal produtora e principal exportadora de calçados do país. O Rio Grande do Sul é o maior exportador em receita.
     
    O ano passado foi de recuperação para o setor após as perdas provocadas pela pandemia de Covid-19. Em 2022, as exportações de calçados somaram 142 milhões de pares e US$ 1,3 bilhão exportados, incrementos de 16,7% e de 49%, respectivamente, ante o mesmo período de 2021. No acumulado dos dez meses de 2023, as exportações somam US$ 1 bilhão e 102,45 milhões de pares.
     
    A indústria calçadista brasileira é composta por 4,1 mil empresas e responsável pela geração de mais de 300 mil empregos diretos, sendo 50,5% ocupados por mulheres. O segmento desempenha um importante papel na economia do país, representando 3% do PIB da Indústria de Transformação.
     
    Sobre a BF Show
     
    A Brazilian Footwear Show é uma grande vitrine do calçado nacional, do Brasil para o país inteiro, do Brasil para o mundo. Com duas edições anuais, a feira apresenta as coleções Outono/Inverno e Primavera/Verão de marcas femininas, masculinas, infantis e esportivas. É o ponto de encontro do calçado "made in Brazil" com lojistas nacionais e compradores internacionais.
     
    Esta é a primeira edição da feira, que ocorre de 21 a 23 de novembro, em Porto Alegre, organizada e liderada pela Abicalçados. A relação completa dos expositores encontra-se no website: Marcas Expositoras - Brazilian Footwear Show (bfshow.com.br)
     
     
    Sobre o Exporta Mais Brasil
     
    Com o slogan "Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo", o programa Exporta Mais Brasil busca uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas brasileiras estão tendo a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. Até o final deste ano, serão congregados ao todo mais de 100 compradores estrangeiros e 300 empresas brasileiras de 13 diferentes setores.
     
    Sobre a ApexBrasil
     
    A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

    Fonte Internet: ApexBrasil, 23/11/2023