• HOME Notícias
  • Para estimular o comércio e promover a competitividade na agropecuária brasileira, Mapa e ApexBrasil assinam acordo de cooperação

    IMPRIMIR

    27.11.2023

    Assinatura ocorreu durante o 5º Encontro Nacional dos Adidos Agrícolas

    Nesta sexta-feira (24), foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que estabelece parceria entre as instituições visando propor diretrizes de ação, alinhar processos e atribuir responsabilidades para a execução das iniciativas que vão beneficiar a competitividade do setor agropecuário brasileiro.

    A ação quer também estimular empresas brasileiras da cadeia do agronegócio que desejam iniciar o processo de exportação, aumentar o volume de suas vendas ou receber investimento direto estrangeiro e também empresas estrangeiras que queiram investir no Brasil.

    O secretário executivo adjunto, Cleber Soares, destacou que o acordo veio em um momento em que o mundo clama por três grandes desafios: segurança alimentar, segurança climática e segurança energética.

    O secretário também destacou a contribuição dos adidos para outro grande problema da humanidade. "É importante estarmos conectados com nossa adidância para também captar as tendências e fazer a inteligência estratégica e comercial em parceria com a Apex para fortalecermos a agenda de segurança climática e segurança energética, haja vista que o Brasil tem tudo para contribuir com déficit energético global por meio de biocombustíveis derivados da agricultura".

    O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, falou de como Mapa e Apex possuem um longo histórico de parceria em eventos de promoção comercial, incluindo feiras internacionais, rodadas de negócios, missões empresariais e seminários.

    O documento foi assinado durante o 1º Encontro Nacional do Agro e o 5º Encontro Nacional dos Adidos Agrícolas, organizado como propósito reunir os adidos agrícolas para discutir temas técnicos relacionados a barreiras comerciais, acesso a mercados, promoção comercial, sustentabilidade, imagem e oportunidades para o agronegócio. O evento vai até o dia 28 de novembro.

    Promoção do agro

    O prazo de vigência do Acordo de Cooperação será de 2 anos a partir da publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

    O ACT será desenvolvido por meio de um Plano de Trabalho embasado em três eixos de ação: Comercial e Imagem, Atração de Investimentos e Inteligência Comercial.

    Promoção Comercial e Imagem: ações com o objetivo de facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os produtos e os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços do país. Os serviços dessa categoria possibilitam às empresas do agro e os produtores rurais o contato direto com parceiros de negócios internacionais, que auxiliam na inserção ativa e competitiva das empresas nacionais nos mercados estrangeiros.

    Atração de Investimentos: ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país.

    Inteligência Comercial: realização de estudos de Inteligência Comercial para desenvolver informações que possam ajudar na estratégia de promoção, definindo mercados prioritários e na agenda de promoção comercial de ambas as instituições. O Mapa possui uma base de dados disponível, online gratuita, que oferece estatística de exportações e importações brasileiras dos produtos do agronegócio. Não podemos deixar de mencionar a atuação dos Adidos Agrícolas que dentre suas atribuições é desenvolver estudos que ajudam a direcionar a estratégia de atuação do Mapa na área de promoção comercial, estes estudos são divulgados ao setor privado e ao setor acadêmico. Já a ApexBrasil tem como prática o desenvolvimento de estudos e análises de mercados que visam orientar o setor privado em relação às melhores oportunidades para negócios.

    De acordo com ACT, as instituições unirão esforços para o alinhamento e convergência de iniciativas de promoção comercial internacional e atração de investimentos diretos estrangeiros, buscando-se otimização de recursos, ganhos de escala, melhor qualificação das empresas do setor.

    Fonte Internet: Ministério da Agricultura e Pecuária, 25/11/2023