• HOME Notícias
  • Assinatura do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Singapura

    IMPRIMIR

    8.12.2023

    Acordo possui compromissos em matéria de comércio de bens e serviços, investimentos, micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias e fitossanitárias

    Foi assinado nesta quinta-feira (7/12), por ocasião da LXIII Cúpula do MERCOSUL, o Acordo de Livre Comércio entre MERCOSUL e Singapura, o primeiro instrumento dessa natureza firmado com parceiro da região da Ásia-Pacífico, cuja negociação foi concluída durante a Presidência "pro tempore" do Brasil no bloco. A assinatura marca o renovado vigor da agenda de negociações comerciais extrarregionais do MERCOSUL, depois de 12 anos desde a assinatura mais recente de um acordo de livre comércio pelo bloco.

    O Acordo MERCOSUL-Singapura abre oportunidades comerciais e de investimentos, ao mesmo tempo em que salvaguarda o espaço para a formulação de políticas de interesse público. Entre outros temas, o Acordo possui compromissos em matéria de comércio de bens e serviços, investimentos, micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias e fitossanitárias.

    Singapura é um dos principais destinos das exportações do MERCOSUL e importante parceiro de investimentos do bloco. A corrente de comércio MERCOSUL-Singapura, em 2022, foi de aproximadamente US$ 10 bilhões.

    No comércio com o Brasil, Singapura foi, em 2022, o 7º principal destino das nossas exportações no mundo, com vendas no valor de aproximadamente US$ 8,4 bilhões. Singapura foi o 2º. principal mercado das exportações brasileiras na Ásia, atrás apenas da China. Em termos de investimentos, em 2021 Singapura ocupou a 12ª posição como origem de investimento estrangeiro direto no Brasil.

    O Acordo MERCOSUL-Singapura deverá dinamizar ainda mais esses sólidos laços econômicos.

    Versão preliminar do texto do acordo poderá ser obtida neste endereço eletrônico da Secretaria do Mercosul.

    Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 07/12/2023