• HOME Notícias
  • Saiba mais sobre o mercado da Índia para o gergelim brasileiro e amplie seus negócios no país

    IMPRIMIR

    9.1.2024

    O Brasil foi o segundo maior fornecedor de sementes de gergelim para Índia em 2022

    O Estudo de Acesso a Mercado "Índia - Gergelim" é mais uma edição de uma série de publicações elaborada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com a ApexBrasil e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A pesquisa evidencia como o Brasil se tornou o segundo fornecedor de gergelim para Índia e aponta os requisitos de acesso ao mercado.

    Nos últimos anos, as relações comerciais entre o Brasil e a Índia se aprofundaram. A Índia se tornou o 10º principal destino de exportações brasileiras em 2022, e o Brasil, o 13º principal destino de exportações indianas. As exportações brasileiras para o país cresceram em média 12,7% ao ano entre 2018 e 2022, taxa superior ao crescimento médio anual de 9,6% para o agregado das exportações brasileiras, segundo o Comex Stat.

    Em 2022, o Brasil se consolidou como o segundo principal país fornecedor de sementes de gergelim para o mercado indiano, tendo exportado US$ 4,3 milhões (2,7 mil toneladas) para o país. Embora o mercado indiano tenha sido aberto ao produto brasileiro apenas em 2020, a Índia já figurou como terceiro principal destino para o gergelim brasileiro em 2022.

    O aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo mercado indiano ao gergelim do Brasil depende do cumprimento de diversos requisitos, como exigências fitossanitárias, de inocuidade e qualidade e rotulagem. O exportador brasileiro deve ainda atender a procedimentos e normas técnicas específicos, caso aplicáveis.

    O Estudo apresenta detalhes do processo de exportação do gergelim do Brasil para a Índia e traz informações sobre logística, comercialização, e feiras importantes do setor. Para ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.

    Mercado Indiano

    Considerado o país mais populoso do mundo após superar 1,42 bilhão de habitantes, a Índia é a quinta maior economia global desde 2021, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Entre 2018 e 2022, o PIB (Produto Interno Bruto) indiano apresentou um crescimento médio anual de 3,3% (em termos reais).

    Apesar de ser um dos principais produtores globais de gergelim, a Índia importa a semente durante a entressafra para atender tanto à demanda interna quanto aos compromissos de exportação. De acordo com a Tridge, em 2021, o país ocupou a posição de segundo maior produtor mundial de gergelim. Em 2022, conforme dados do Trade Map (ITC), a Índia figurou como o 16º maior importador global dessa commodity.

    Fonte Internet: ApexBrasil, 08/01/2024