• HOME Notícias
  • MDIC apresenta a empresários instrumentos de combate a fraude nas importações

    IMPRIMIR

    16.4.2024

    Seminário que terá também a participação da Receita Federal acontece nesta quarta-feira (17/4) na Fiesp

    O combate às importações ilegais é o tema de seminário que acontece na manhã desta quarta-feira (17/4) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Receita Federal, que ajudaram a organizar o evento, vão apresentar aos empresários os instrumentos do governo federal para enfrentamento de problemas como o subfaturamento, falsa declaração de origem e classificação fiscal indevida.

    Pelo MDIC, falarão o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Renato Agostinho, e os coordenadores Carlos Antônio Silva dos Santos e Rafael Laurentino.

    O combate às práticas Ilícitas pela Secex e pela Receita está estruturado no âmbito do Grupo de Inteligência de Comércio Exterior (GI-CEX), criado especificamente para essa finalidade.  O trabalho contribui para propiciar condições de concorrência mais justas entre produtos importados e nacionais.

    Desde o fortalecimento dos instrumentos de controle, ano passado, chegaram ao MDIC 22 denúncias com suspeita de fraudes em processos de importação, sendo 13 delas consideradas procedentes e duas improcedentes. Sete permanecem em análise.

    Em caso de irregularidades, as ações envolvem, na atuação da Secex, a exigência de licenciamento não automático sobre importações sob suspeita de irregularidades e a desqualificação do país de origem declarado nas operações. Pela Receita Federal, são empregadas iniciativas no contexto do controle aduaneiro, antes e depois das importações.

    O seminário terá dois painéis. Ao final de cada um, haverá espaço para perguntas e respostas sobre os temas abordados. Ele acontece das 10h às 12h na sede da Fiesp - avenida Paulista, 1313, 15º andar, São Paulo/SP, e poderá ser acompanhado presencial e remotamente. A inscrição poderá ser feita AQUI.

    Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 16/04/2024